DestaqueEm Foco

Moçambique endereça condolências a Angola

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências ao seu homólogo de Angola, João Lourenço, pela morte do antigo Presidente José Eduardo dos Santos.

Na missiva enviada, o estadista moçambicano afirma que foi com sentimento de profundo pesar que o povo e o Governo moçambicanos tomaram conhecimento do desaparecimento físico do antigo Presidente da República de Angola, que o considera um dos filhos mais queridos daquele país e de África.

“A morte do Presidente José Eduardo dos Santos é uma grande perda não só para Angola, mas também para a região e para todo o mundo. Ele será sempre um ícone da luta pela independência económica de Angola, artífice da paz e pela integração regional dos países da SADC de que foi um dos fundadores. O seu legado ficará registado para sempre de forma indelével nos anais da história de Angola e de África”, referiu o Presidente da República de Moçambique.

Ainda na mensagem endereçada, Filipe Nyusi afirma que, em Moçambique, a figura de José Eduardo dos Santos sempre será recordada com muito respeito, consideração e admiração como um líder visionário e os seus feitos ficarão gravados na memória colectiva do povo moçambicano.

“Neste momento de consternação, gostaria de exprimir as nossas sentidas condolências a si, caro irmão, e, através de Vossa Excelência, ao povo angolano e à família do Presidente José Eduardo dos Santos, por esta perda irreparável. Aceite, Excelência e caro irmão, os protestos da minha mais elevada consideração e estima”, realçou o estadista moçambicano.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo