DestaquePolítica

Ministra do Interior interage com o comando da SAMIM

A ministra do Interior, Arsénia Massingue, disse, semana finda, em Pemba, ter recebido garantias da continuidade da Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM) que apoia o combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.

Massingue fez este pronunciamento momentos depois de uma reunião com o comando da SAMIM, durante a qual foi apresentado um relatório sobre a participação dos efectivos militares da região no combate ao grupo armado.

Depois do relato da existência de focos de insegurança em Nangade e Macomia, sob jurisdição operativa de tropas de Tanzânia, Lesoto e da África do Sul, recentemente foram reportados ataques no distrito de Ancuabe.

Nesta sua deslocação a Cabo Delgado, a ministra do Interior visitou alguns distritos do Teatro Operacional Norte com o objectivo de se inteirar da prontidão combativa das Forças de Defesa e Segurança (FDS).

O ataque recente dos terroristas ao distrito de Ancuabe provocou a fuga de mais de 120 famílias para o distrito de Chiúre e cidade de Pemba, segundo a porta-voz dos serviços de representação de Estado, Jorgina Manhique.

Segundo Manhique, o Governo de Cabo Delgado não exclui a possibilidade de reabrir o centro transitório de acolhimento de deslocados, na cidade de Pemba, se a situação assim o exigir.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo