Início » Ministra da Cultura e Turismo inaugura exposição dos 100 anos de Rangel

Ministra da Cultura e Turismo inaugura exposição dos 100 anos de Rangel

Por admin

A ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, inaugura hoje a exposição “Ricardo Rangel: Entregue às Paixões”, na Galeria da Associação Kulungwana, na cidade de Maputo.
A mostra, com a curadoria do pintor Jorge Dias e colaboração da pesquisadora brasileira Isa Bandeira, é inaugurada num dia em que o considerado “pai” do foto-jornalismo moçambicano completaria 100 anos.
“Ricardo Rangel: Entregue às Paixões” recorre ao espólio de Rangel, que faleceu em 2009, aos 85 anos, na cidade de Maputo.
Descendente de uma família de proveniência grega, africana e chinesa, cresceu na casa da avó, no Bairro da Malhangalene.
A sua fotografia é tida como reaccionária ao sistema colonial, pelo facto de representar as injustiças a que os moçambicanos eram submetidos pelos portugueses, como racismo, mendicidade e violência física.
Ricardo Rangel trabalhou em jornais como “Notícias da Tarde”, “Notícias”, “A Tribuna”, “Diário de Moçambique”, “Voz Africana”, “Notícias da Beira” e “Tempo”. Também fundou a Associação Fotográfica Moçambicana, da qual foi primeiro presidente.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana