DestaqueEconomia

Mercado de capitais emite sinais de crescimento

O mercado de capitais é um campo de investimento onde as empresas podem capitalizar-se através do auto-financiamento resultante da compra e venda de acções, e atracção de novos investidores, o que cria uma praça paralela em que activos como participações, opções e possibilidades micro e macroeconómicas são negociados.

Deste modo, as bolsas de valores funcionam como termómetros que mensuram as tendências e dinâmicas da economia e oferecem possibilidades de financiamento ao Estado e empresas do sector privado.

Neste sentido, o Governo de Moçambique criou a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) em 1999 com o objectivo de alargar as possibilidades de financiamento à economia por via dos investimentos em bolsa.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da BVM, Salim Valá, o nível actual de financiamento através da bolsa é de 236 mil milhões de Meticais, cerca de quatro mil milhões de dólares.

Até ao final do primeiro semestre de 2022, a capitalização bolsista na BVM subiu de cerca de 119 mil milhões registados no ano passado para pouco mais de 130 mil milhões de Meticais, equivalentes a 19,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) real, enquanto o volume de negociação ascendeu aos seis mil milhões de Meticais contra perto de três mil milhões de Meticais registados no ano passado, sendo que o índice de liquidez foi de cinco por cento da capitalização bolsista. Leia mais… 

Texto de Eduardo Changule

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo