Início » MEMÓRIA: Juvenal Bucuana foi mais talentoso… que Tico-Tico

MEMÓRIA: Juvenal Bucuana foi mais talentoso… que Tico-Tico

Por Idnórcio Muchanga

O título deste artigo pode causar choque ao leitor. Sossegue. Não são palavras do articulista. Aliás, este nunca viu Juvenal Bucuana a chutar uma bola. Esta afirmação foi feita pelo seu antigo amigo e adversário de ocasião, o ilustre Salvador Pedro Sitói, autor do primeiro golo de Moçambique independente, que brilhou no 1.º de Maio, Textáfrica, Desportivo e selecção nacional.

Manuel Bucuana, Tico-Tico, foi o membro da família que teve mais projecção no futebol, sem, porém, ter sido o único do clã a jogar futebol. “Com todo o respeito que tenho pelo Tico-Tico e pelo que ele fez enquanto jogou, o Juvenal, o seu irmão mais velho, mesmo sem ter conseguido chegar ao federado, era mais talentoso e melhor finalizador que ele”, começou por dizer Sitói.

Antes da existência das novas moradias que dão outra vida ao bairro Indígena, havia um campo onde vários meninos jogavam futebol, em confrontos titânicos. Juvenal deixou marcas evidentes nas partidas que realizou no bairro, naquele tempo. “Na minha opinião, o futebol ficou mais fácil nos dias que correm. O jogo é mais táctico e com maior disciplina. Naquele tempo, para um jogador se evidenciar era mais difícil e Juvenal impunha-se”, declarou Sitói. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana