Início » MEMÓRIA: Dinastia Conde

MEMÓRIA: Dinastia Conde

Por Idnórcio Muchanga

Esturro, um dos bairros da cidade da Beira, Sofala, é destacado, sobretudo, pelas vedetas ligadas à cultura e ao desporto que por lá nasceram. Há cerca de 50 anos, um jovem futebolista nascido naquele bairro de nome Shéu Han saiu para a equipa júnior do Sport Lisboa e Benfica, onde veio a singrar na equipa principal com jogadores de renome, como por exemplo Eusébio, o “pantera negra”, nascido na Mafalala.

Daquele bairro sobressaíram igualmente membros da família Simões, que tiveram, a posterior, ligações fortes com o Sporting de Portugal, bem como os da família Almeida, que “deram cartas” no basquetebol nacional. Salientar que Luís de Almeida e Tonito jogaram pelo Sporting da Beira. O primeiro, antes da Independência, mudou-se para o homónimo de Lourenço Marques (Maputo).

Outra família de grande proeminência com raízes no Esturro são os Couto, onde há a destacar Fernando, o mais velho, e Mia, o jornalista, escritor e biólogo. Mia Couto é reconhecido em todo o mundo pelas suas obras literárias, das quais podemos citar alguns exemplos, como “Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra”, “Terra Sonâmbula”, “A Confissão da Leoa”, entre outras.

. Também não se pode falar do Esturro sem fazer referência à família Conde, que se destacou no mundo desportivo, com maior relevância no futebol. Leia mais…

Teexto de Joca Estêvão

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana