Início » MEMÓRIA – ARMANDO MANHIÇA: Chamem o “115”!

MEMÓRIA – ARMANDO MANHIÇA: Chamem o “115”!

Por Jornal domingo

TEXTO DE JOCA ESTÊVÃO

JOCA.ESTEVAO@SNOTICIAS.CO.MZ

Lourenço Marques, hoje Maputo, viu nascer Armando António dos Santos Manhiça a 12 de Abril 1943, um dos futebolistas moçambicanos que se destacou no futebol português, ao serviço do Sporting Clube de Portugal e, posteriormente, do FC Porto.

A sua carreira iniciou na extinta Académica de Chamanculo, uma colectividade do seu bairro. Nesse período, ainda menino, frequentou a mesma escola (primária) que Eusébio da Silva Ferreira, o “pantera negra”.

As qualidades futebolísticas de Armando Manhiça rapidamente chamaram atenção do Sporting de Lourenço Marques e, depois de exibições assinaláveis, não tardou que despertasse também a atenção do Sporting de Portugal, para onde se transferiu na época de 1964-65, no entanto, só se estreou no penúltimo jogo dessa temporada, num empate a um golo frente ao Vitória de Setúbal.

Apesar da sua reconhecida qualidade, enfrentou muitas dificuldades para assumir a titularidade e, na época seguinte (65- 66), não chegou a efectuar uma única partida oficial. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana