DesportoDestaque

MEMÓRIA – ÂNGELO JERÓNIMO: 24 golos em um só jogo

Já não é novidade para ninguém que após a Independência, o primeiro Presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel, decidiu eliminar os cordões umbilicais de clubes moçambicanos com os do país colonizador, Portugal, partindo da dominação social. Foi aí, recorde-se, que deixaram de existir Sporting, Benfica, Académica, entre outros. Machel também acabou com os clubes de origem ou ligações regionalistas ou tribais, como o intuito de, através do desporto, unir o povo moçambicano. Dessa forma, foram extintos clubes como Académica de Vilankulo, Sporting Zambeziano, Inhambanense, Gazense, como outros.

Por tabela, na zona Centro do país foi extinto o torneio recreativo São Benedito da Manga, criado por um padre, que com um único campo movimentava três divisões, jogando-se do período da manhã até ao entardecer, nos sábados e domingo.

Com a extinção dessa prova popular, torneio São Benedito da Manga, resgataram-se as melhoras classificadas, nomeadamente o FC Beira, Boavista da Beira, Unidos e Nova Maonga, para filiaram-se na então Associação de Futebol de Manica e Sofala, antes de se conceder autonomia a Manica, como associação (que só aconteceu em 1979) e inserí-los no campeonato de Manica e Sofala. Leia mais…

Texto de Joca Estêvão

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo