Início » MEMÓRIA – AMIZADE SÓLIDA: Eusébio parabenizou Hilário pelo título no balneário leonino

MEMÓRIA – AMIZADE SÓLIDA: Eusébio parabenizou Hilário pelo título no balneário leonino

Por Idnórcio Muchanga

Em Portugal, mesmo quando a rivalidade era bastante evidente entre O Benfica e Sporting, sobretudo, fora do rectângulo de jogo, a amizade entre os jogadores de uma e de outra equipa nunca era posta em causa, como nos dias que correm, em vários quadrantes do mundo. Aliás, em Portugal, a situação era reforçada pelo facto de jogadores das duas equipas serem clientes assíduos da selecção portuguesa. O desporto era uma verdadeira escola de amizade.

Em 1962, precisamente a 2 de Maio, o Sport Lisboa e Benfica, onde militavam os moçambicanos Eusébio e Coluna, jogou, em Amesterdão, para defender o título de campeão da Europa, conquistado no ano anterior (1961), após derrotar na final o Barcelona por 3-2.

Nesse ano, o adversário era o Real Madrid, que contava com jogadores de elevado gabarito como Puskas e Di Stéfano. Foi Puskas que marcou os dois primeiros golos dos espanhóis, e o Benfica empatou por José Águas e Cavém. Puskas elevou a contagem, fazendo o “hat-trick”, mas, na segunda parte, Mário Coluna, o “Monstro sagrado”, empatou, novamente, cabendo a Eusébio colocar o Benfica, pela primeira vez, na frente do marcador, quando fez o 4-3. Leia mais…

Por Joca Estêvão
joca.estevao@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana