Início » Livros são contributo para academia

Livros são contributo para academia

Por Idnórcio Muchanga
  • José Chichava, a propósito do lançamento das obras de Manuel Guilherme Jr.

O antigo ministro da Administração Estatal José Chichava afirmou na última sexta-feira que os livros lançados pelo académico Manuel Guilherme Jr., nomeadamente, “Dimensão Jurídica da SADC” e “Manual de Direito Comercial Moçambicano”, Vol.1, são um contributo para a academia e sociedade em geral devido à pertinência dos assuntos abordados.

A afirmação foi feita durante a apresentação do livro “Dimensão Jurídica da SADC”. “O livro é composto por 5 partes com um total de 402 páginas. O autor aborda a dimensão jurídica da integração regional, mas, ao longo da obra, constata-se que o autor não ignora que a integração regional, sendo um processo transversal e multifacetado, pode ser analisada em várias dimensões ou perspectivas, sendo as mais comuns: a política, a histórica, a cultural, a social e a económica. É por isso que esta obra é recomendável não só para juristas, mas é útil também para economistas, sociólogos, historiadores, políticos, diplomatas, entre outros estudiosos e investigadores”, observou.

Chichava descreveu as cinco partes que compõem o livro, destacando que a parte III (página 135) é dedicada à SADC como organização de integração regional.

“O autor faz um panorama histórico, político, económico e estratégico da SADC, recuando para o processo de descolonização da região austral de África nas décadas de 60 e 70.

O autor lembra-nos o surgimento dos Países da Linha da Frente e o papel determinante de algumas individualidades como Julius Nyerere, Kenneth Kaunda, Samora Machel, Seretse Khama e Agostinho Neto e o apoio aos movimentos de libertação como ZANU e ZAPU, ANC e SWAPO que, com a independência do Zimbabwe, em Abril de 1980, faz emergir a SADCC como um instrumento de coordenação da cooperação entre os países membros na tentativa de reduzir a dependência da África do Sul”. Leia mais…

TEXTO DE FREDERICO JAMISSE
frederico.jamisse@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana