A cafeicultura está de vento em popa ao longo das encostas montanhosas da maior serra do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), na província de Sofala, estando previsto que este ano seja feita a exportação de mais de 70 toneladas de café.
De acordo com o administrador daquela área de conservação, Pedro Muagura, maior parte da exportação terá como destino o Reino Unido, processo realizado por meio de sacas contendo grãos do chamado “ouro verde”. Entretanto, o café que se destina à comercialização no mercado interno tem sido processado na unidade fabril que se encontra em operação na vila de Gorongosa.
Conforme salienta Muagura, presentemente, encontram-se envolvidos na produção daquela cultura cerca de 1050 produtores, os quais foram integrados através de um desafiante esquema de reflorestamento e erradicação das queimadas descontroladas.
Entre os produtores, aqueles que mais se destacam na actividade, a qual tem decorrido em moldes familiares, chegam a obter como rendimento cerca de 200 mil Meticais por cada campanha. Leia mais…

