Nacional

Ataques de animais reduzem em Gondola

Os ataques de animais contra pessoas estão a reduzir significativamente em Gondola, província de Manica. Com efeito, no ano passado aquele distrito registou nove casos contra dezoito do ano 

antepassado, uma redução estimada em 50 por cento .

Este dados foram tornados públicos pela administradora de Gondola, Ana Chapo, durante a visita de dois dias da governadora da província de Manica, Ana Comoane, que se deslocou àquela região para acompanhar o grau de realização do Plano Económico e Social.

Durante a sua explanação, a administradora de Manica referiu que no ano passado, cinco pessoas foram atacadas por crocodilos, contra nove de 2011. Igualmente, três indivíduos foram violentados por hipopótamos.

Algumas vítimas perderam a vida e outras contraíram ferimentos entre graves e ligeiros. Os casos ocorreram nos postos Administrativos de Zembe, Cafumpe, Macate e Amatongas. 

Na vila municipal, um cidadão foi atacado por abelhas, enquanto no ano antepassado o número foi de sete. Os búfalos também fizeram uma vítima segundo deu a conhecer a administradora distrital.

Neste momento, de acordo com a governante, a situação está normalizada. Concorreram para a redução destes casos,   entre outras medidas, a alocação de caçadores para abate de animais considerados conflituosos e a colocação de fontes de abastecimento de água na comunidade de grande risco.

Ana Chapo referiu, ainda, que com abertura de furos de água, muitas famílias deixaram de percorrer longas distâncias, principalmente para o rio à procura do precioso líquido para consumo e higiene pessoal. Presentemente, cada posto administrativo possui no mínimo duas fontes de abastecimento de água.

“ O Governo através de outras organizações empenhou-se na resolução dos problemas da população. Um destes esforços centrou-se na colocação de fontenários, para evitar que muita gente se faça aos rios para obter água para consumo e higiene pessoal”, referiu.

 

Domingos Boaventura

mingoboav@yahoo.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo