Início » Factores de produção devem ter taxas reduzidas

Factores de produção devem ter taxas reduzidas

Por admin

Quem o diz é Barnabé Zandamela, jovem consultor e responsável pela plataforma de agro-negócios denominada AgriMag, a quem entrevistámos tendo como fulcro o financiamento ao sector agrário. Para ele, as barreiras à agricultura já não residem no acesso ao dinheiro. Barnabé diz que o verdadeiro obstáculo está nas taxas de juro que fizeram com que a média de crédito anual concedida nos últimos 10 anos se fixasse em escassos 2,37 por cento nos impostos e nas estratégias até aqui usadas. 

Moçambique possui mais de 36 milhões de hectares de terras aráveis e, até ao momento, a capacidade de lavoura criada pelo Estado é de 1490 tractores estabelecidos em 130 centros agrários, e 35 mil juntas de tracção animal, o que demonstra que o caminho para a prosperidade continua longo.

Aliás, o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) fez saber há dias que para lavrar os tais 36 milhões de hectares seria necessário importar pelo menos 500 tractores e respectivas alfaias por ano durante os próximos cinco anos.

Texto: Jorge Rungo

jorge.rungo@snoticias.co.mz

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana