Internacional

Moçambique livre de minas até final do ano

Moçambique estará livre de minas de outros engenhos explosivos até finais do ano em curso, revelou semana finda fonte do Instituto Nacional de Desminagem. António Martins, chefe das operações de desminagem do Instituto Nacional de Desminagem (IND), disse que 592 áreas consideradas de perigo foram desminadas em 2013, o correspondente à uma extensão de 9.329.541 metros quadrados.

Segundo o nosso entrevistado, existem actualmente no país 500 áreas que não se encontram completamente livres de minas, localizadas em 19 distritos.
“Um total de 5,6 milhões de metros quadrados que necessitam de ser desminadas num investimento orçado em 17 milhões de dólares norte americanos”, afirmou António Martins.

Ressalvou que a desminagem da linha de fronteira entre Moçambique e Zimbabwe encontra-se na lista dos principais e maiores desafios da sua instituição.

MAIS CEM VÍTIMAS

António Martins referiu que desde 2008, 116 pessoas foram vítimas de acidentes registados com minas e outros explosivos, das quais 45 morreram e 71 contraíram ferimentos.

Apontou as províncias da Zambézia (centro do país), Cabo Delgado, Nampula e Niassa (na região norte) e a capital moçambicana Maputo como sendo as que estão fora do perigo de minas.

A secretária permanente do Ministério da Mulher e Acção Social (MMAS), Ivete Alane, disse que cerca de 473.971 pessoas são portadoras de deficiência no país, das quais 2 447 vítimas de minas e engenhos explosivos.
“Para garantir uma melhor assistência das pessoas com deficiência no geral, o Governo aprovou o Plano Nacional de Acção para a área de deficiência para o período de 2012-2019 (PNADII) ”,disse a fonte.

 

Idnórcio Muchanga

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo