Início » DOM MATTEO ZUPPI AO DOMINGO: Moçambique pode ser conselheiro sobre a paz

DOM MATTEO ZUPPI AO DOMINGO: Moçambique pode ser conselheiro sobre a paz

Por Idnórcio Muchanga

Matteo Zuppi, antigo mediador das negociações entre o Governo e a Renamo que culminaram com a Assinatura dos Acordos de Roma em 1992, concedeu uma entrevista ao domingo, na qual destaca a experiência de Moçambique na resolução de conflitos no mundo.

Ao falar da conciliação, o arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal italiana diz ser importante encontrar ingredientes para resolver os problemas que surgem no sentido de potenciar aquilo que une. “Moçambique é um bom exemplo, neste capítulo de aproximação entre as pessoas que estiveram desavindas. Noutros países que tiveram problemas similares assistiu-se a vinganças”.

A menos de dois meses da passagem dos 30 anos do Acordo Geral de Paz (AGP) que se vão assinalar em Outubro, o clérigo da Igreja Católica revisita o percurso das negociações, falando dos momentos mais marcantes do processo.

Eis os excertos da entrevista

Senhor cardeal, Moçambique assinala a 4 de Outubro o trigésimo aniversário da assinatura do AGP. Como é que olha para o processo de reconciliação entre os moçambicanos? Leia mais…

Texto de Domingos Nhaúle
domingos.nhaule@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana