Nacional

Moçambique com inflação estável e baixa

Dados avançados hoje em Maputo pelo Banco de Moçambique (BM) indicam que a inflação tem tido um comportamento estável e baixo ao longo do ano em curso, sendo a cidade de Maputo a que apresentou, até o passado mês de Setembro, a menor taxa com 1.44 por cento e Nampula com a maior, situando-se em 3.12 por cento.

Moçambique destaca-se como país a menor taxa de inflação ao nível da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Os produtos alimentares foram os que mais contribuíram para a desaceleração da inflação no período em análise, pois verificou-se o aumento da oferta da produção local e a redução da procura pelos produtos importados, resultando na redução da pressão sobre os preços domésticos.

O sentido de abrandamento da inflação anual tem estado a seguir o andamento tanto dos preços dos produtos alimentares como dos não alimentares. De forma específica foi determinado pela queda anual de preços de bens e serviços de lazer, recreação e cultura, comunicações, mobiliários, entre outros, incluindo alguns bens importados, associado a estabilidade da taxa de câmbio do metical em relação ao rand e ao dólar”, disse Waldemar de Sousa, porta-voz do BM.

Angelina Mahumane e Idnórcio Muchanga

Foto de Carlos Uqueio

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo