Início » DIA MUNDIAL DO TEATRO: “Malta” do teatro celebra em meio a incertezas

DIA MUNDIAL DO TEATRO: “Malta” do teatro celebra em meio a incertezas

Por Idnórcio Muchanga

Hoje, 27 de Março, celebra-se o Dia Mundial do Teatro. Para assinalar a data decorrem vários espectáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos, noutras latitudes, e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro. O objectivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas. O teatro, como se sabe, é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o Homem usa o teatro como forma de expressão.

Intra-muros, a cerimónia principal alusiva à data tem hoje como palco o Espaço Artístico SABURA, na cidade de Maputo. A data é assinalada sob o lema “Teatro Inclusivo na Construção da Cidadania” e encima diversas actividades promovidas pela Associação Moçambicana de Teatro (AMOTE) ao longo da última semana. Hoje, epílogo das festividades, actores, encenadores, técnicos, músicos, cenografistas, sonoplastas, entre outros, vão compulsar a volta desta arte milenar no contexto de uma realidade cada vez mais adversa para os cultores do teatro. Com efeito, uma mesa redonda está agendada para hoje sob o lema “Teatro Inclusivo na Construção da Cidadania”.

Segundo a AMOTE, a reflexão irá incidir fundamentalmente na busca de soluções para os problemas que enfermam o teatro, mormente a cada vez mais reduzida disponibilidade de espaços convencionais para a sua prática, o desaparecimento acentuado de grupos de teatro sem deixar de destacar as coisas positivas que também vão acontecendo. Leia mais…

TEXTO DE BELMIRO ADAMUGY
belmiro.adamugy@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana