DestaqueInternacional

Crise económica e social despoleta xenofobia na RAS

Comerciantes estrangeiros, sobretudo aqueles que se encontram em situação de permanência ilegal por falta de documentos, vivem em estado de alerta na cidade de Soweto e no município de Alexandra, na província de Gauteng, na África do Sul, devido a uma onda de protestos violentos protagonizados pelos nativos através de um movimento designado Dudula.

Desde finais de Fevereiro, a “operação Dudula”, cuja tradução literal significa “voltar para casa”, tem protagonizado actos de violência contra vendedores de rua estrangeiros alegadamente porque estes “roubam-lhes” os postos de trabalho.

Importa realçar que Soweto, mesmo com a categoria de cidade, e Alexandra são dos maiores subúrbios sul-africanos habitados pela população pobre onde há problemas de saneamento, electricidade, elevadas taxas de desemprego e analfabetismo.

Por causa disso, é onde se concentra maior número de imigrantes ilegais que vivem do comércio informal enquanto outros enveredam pelos caminhos do crime e tráfico de drogas. Leia mais…

Texto de Eduardo Changule

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo