DestaquePolítica

COMBATE AO TERRORISMO: Missão da SAMIM com mandato robusto

Os Chefes de Estado e de Governo da Troika do Órgão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) , reunidos esta manhã em Cimeira Extraordinária Virtual,  aprovaram a transição do cenário 6 (Capacidade de Desdobramento Rápido) para o Cenário 5 (Força Multidimensional), com um mandato robusto, da Missão Militar da Comunidade da Desenvolvimento da África (SAMIM) que combate os terroristas em alguns distritos de Cabo Delgado.

Um Comunicado de Imprensa distribuído no final do encontro refere que os Chefes de Estado enalteceram os progressos alcançados pela SAMIM, apresentados pelo chefe da missão que assinalam os ganhos alcançados no Teatro Operacional Norte .

A Cimeira felicitou os países que contribuem com efectivos militares para o combate ao terrorismo pelo seu apoio contínuo prestado e compromisso assumido em melhorar a eficácia das operações da SAMIM.

Exortou os estados-membros a continuar a apoiar a missão.

A reunião orientou o chefe da missão para que, em colaboração com a República de Moçambique, coordene a implementação de um plano abrangente de reconstrução e desenvolvimento integrado de Cabo Delgado.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo