Início » “BRT tem potencial revolucionário”

“BRT tem potencial revolucionário”

Por admin

– Lucília Sportono, especialista em Direito de Transporte

A aposta do Governo moçambicano de construir um sistema de trânsito rápido de autocarros (BRT) tem o potencial de impulsionar uma revolução ao nível da mobilidade urbana no país, considera Lucília Sportono, uma especialista em Direito do Transporte.

“O BRT, concebido como um sistema de transporte de passageiros que circula por faixas exclusivas, oferece, ao contrário do autocarro convencional, uma maior capacidade, rapidez e eficiência na sua manutenção e maior segurança para os passageiros”, defende Sportono.

Aliás, a perita recordou que em Agosto de 2022, o Banco Mundial aprovou uma doação de 250 milhões de dólares americanos para o projecto de Mobilidade Urbana em Maputo. Com isso, o Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique lançou o programa “MOVE MAPUTO”, sob o lema “Fazemos o longe ser perto, transportando pessoas e encurtando distâncias”.

O projecto visa melhorar os serviços prestados aos usuários, fortalecer as instituições responsáveis pelo transporte urbano, aprimorar o quadro regulatório e legislativo, apoiar a profissionalização dos operadores, financiar a habilitação dos funcionários do sector público e prestar formação para os jovens profissionais de diferentes disciplinas, de modo a habilitá-los para se tornarem os futuros líderes da mobilidade urbana, destaca-se.

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana