DestaqueRostos

BENILDE MOURANA, ACTIVISTA SOCIAL: Encontro pedaços da Luana nas crianças

Diz o adágio popular que ser mãe não se limita em trazer filhos ao mundo. A maternidade demarca a existência da mulher, mãe, no mundo principalmente pela capacidade de cuidar dos seus frutos, educá-los.

O rosto de domingo, para esta edição do nosso jornal, é uma mulher para quem a maternidade traçou novos caminhos: deixou para trás a profissão para a qual se formou, para se dedicar a causas mais do que nobres: cuidar de crianças que sofrem de doenças raras e prestar apoio às respectivas mães. Falamos de Benilde Mourana, activista e fundadora da Cooperativa Luana Semeia Sorrisos (CLSS).

Licenciada em Direito pela Universidade Técnica de Moçambique (UDM) e actualmente mestranda no curso de sociologia na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), foi docente universitária na área de Direito e trabalhou em várias organizações da sociedade civil em projectos de advocacia e defesa da conservação e exploração sustentável de recursos florestais.

Entretanto, viu a sua vida transformada para sempre, após o nascimento da menina Luana, sua segunda filha, em Dezembro de 2012. Foi detectada uma patologia rara que lhe causava uma deficiência severa deixando-a totalmente dependente, sem andar nem falar. Leia mais…

TEXTO DE EDUARDO CHANGULE

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo