Artes & LetrasDestaque

Beira prepara Feira do Livro com foco na formação do leitor

Depois de realizar a primeira edição da Feira do Livro da Beira (FLIB 2021), Dany Wambire tinha apenas uma certeza: levar a iniciativa avante. E está a cumprir. Prova disso, realiza, entre 25 e 27 de Agosto, na cidade da Beira, província de Sofala, a segunda edição da feira, evento organizado pela Associação Kulemba.

A festa da literatura da cidade da Beira vai decorrer sob o lema “Literatura, Música e Património”. O evento visa exaltar outras expressões culturais como é o caso da música e das artes performativas no geral enquanto patrimónios. É por isso que a programação deste ano inclui debates, sendo que o primeiro terá como oradora a escritora Paulina Chiziane, que vai falar sobre o tema “O lugar da música na literatura”, a decorrer no arranque do festival, no dia 25 do corrente mês. No dia seguinte, Paulina Chiziane vai continuar a interagir com leitores e amantes da literatura da cidade da Beira e não só, estando programada uma visita à Universidade Licungo, onde vai igualmente partilhar as suas experiências sobre a vida, escrita e música, arte que decidiu abraçar nos últimos anos.

No mesmo dia, a Livraria Fundza volta a acolher uma mesa de debate subordinada ao tema “O retrato da mulher na música e literatura”, a ser orientado pelos oradores Joaquim Terousa, Nídia Chamussora e Julião Carlos. No dia seguinte, no mesmo espaço, é a vez de Urbano José, Domingos Brasso e Pedrito Cambrão debruçarem-se sobre o tema “Ndoita lenhi: a música como património imaterial”. Trata-se, na verdade, de um debate que tem como ponto de partida o álbum de músicas “Ndoita lenhi”, do artista Isaú Meneses.

A programação da Feira da Beira inclui ainda lançamentos de livros dos vencedores do concurso de crónicas da primeira edição do FLIB 2021, o lançamento do concurso de crónicas subordinado ao tema “Paz e reconciliação” e o da fotografia com o tema “Eu na Livraria”. Para além das actividades agendadas para decorrer na Livraria Fundza, serão realizadas feiras de livro em algumas instituições do ensino superior da província de Sofala. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo