Início » ATÁLIA HONWANE : Produtora e fornecedora de viveiros

ATÁLIA HONWANE : Produtora e fornecedora de viveiros

Por Idnórcio Muchanga

A empresa Massungulo, Limitada, sediada na localidade de Maniquinique, no distrito de Chibuto, em Gaza, dedica-se à produção e fornecimento de plântulas de diversas culturas para ajudar os produtores a reduzir o máximo de perdas que sofrem depois do transplante, o que, por sua vez, tem impacto negativo na época de colheita.

“Produzimos plântulas de alta qualidade que garantem um bom rendimento, pois para se ter uma boa colheita é necessário fazer uma óptima escolha daquilo que se quer plantar”, esclareceu Atália Honwane.

A qualidade de que fala a empreendedora resulta do facto de as plântulas serem produzidas em estufas onde há melhor controlo da temperatura e humidade. Além de produzir plântulas, a empresa, que conta com três trabalhadores efectivos e dez sazonais, monta hortas em quintais de particulares, quer seja em canteiros, vasos e material reciclado ou mesmo hortas verticais e garante assistência técnica aos produtores e fornecimento de outros produtos agrários e serviços. A estufa de Atália Honwane tem 40 por 7 metros, com uma capacidade de produzir 200 mil plântulas por mês. As culturas preferenciais são tomate, repolho, pimentos e, para abarcar o consumo familiar, incluiu outras variedades como pimentos coloridos, cebola roxa, acelga, aipo, coentros, temperos diversos, entre outros.

Os principais clientes são pequenos, médios e grandes produtores de alguns distritos das províncias de Gaza e Maputo. “Muitos destes produtores chegaram até nós através de anúncios publicitários, das parcerias que temos com outras empresas de produção de sementes, da Associação de Empreendedores de Moçambique, para além de publicações nas redes sociais”, ajuntou. Leia mais… 

Texto de Angelina Mahumane
angelina.mahumane@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana