Reportagem

“Queremos resolver o problema do combatente”

O Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyussi, disse há dias que a requalificação do Bairro Militar, na cidade de Maputo, visa responder ao pedido que os combatentes vinham fazendo ao Governo,

 para a aquisição duma casa própria e condigna, que futuramente pudesse servir para os seus familiares.

Este pronunciamento vem na sequência da posição dos moradores, segundo a qual nunca se vão retirar daquele bairro, já que “as casas são um troféu da sua entrega abnegada durante a Luta de Libertação Nacional”.

O Ministro da Defesa disse ao domingo não entender o porquê desta postura, uma vez que houve, inclusive, vários encontros por si organizados com as famílias residentes naquele bairro.

“Estamos dispostos a explicar e ou esclarecer às pessoas que ainda não entendem este projecto. Respeitamos o combatente, pois ele sacrificou a sua vida para libertar este país. E é por este reconhecimento que achamos ser necessário procurar uma solução para o problema de habitação que, aliás, é de muitos moçambicanos”, disse Filipe Nyusi.

Falando em relação à localização das zonas onde serão erguidas as casas, Zimpeto e Albasine, o ministro considerou que elas estarão bem situadas, até porque, “ultimamente, Zimpeto tem sido um lugar muito concorrido para a fixação de residências e centros de negócio”.

Ainda sobre a necessidade de requalificar o bairro, Nyussi lembrou que “aquela zona, antes, era uma pista, mais tarde ficou Carreira de Tiro, quer dizer, a requalificação começou no tempo colonial”.

O ministro avançou que no encontro havido com os residentes daquele bairro foi decidido que a maqueta do projecto estará disponível para todos, para que os abrangidos pelo projecto dêem as suas sugestões e façam observações que acharem pertinentes. Adiante, clarificou que “as pessoas só poderão largar aquelas casas depois de receberem as chaves das novas e, igualmente, não poderão receber os imóveis sem reunir as condições acordadas”

 

Abibo Selemane

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo