Desporto

Zulu vai treinar 1° de Maio de Quelimane

Rogério Balate “Zulu” foi indicado para o cargo de treinador principal do 1° de Maio de Quelimane, primodivisionário do “Moçambola”, o principal campeonato de futebol do país.

Trata-se dum regresso do técnico a uma casa que conhece, uma vez que já orientou no passado a equipa principal do 1° de Maio no Campeonato Provincial da Zambézia.

A indicação de Zulu coloca ponto final nas especulações que apontavam os nomes de Mussá Osman e Akil Marcelino como potenciais treinadores daquela formação que se estreia este ano no “Moçambola”.

Zulu será coadjuvado nas suas funções por Jardel, o jovem treinador que apurou a equipa ao campeonato principal vencendo na derradeira fase o Textáfrica de Chimoio.

Tal como apurou o domingo, a equipa do 1° de Maio inicia já amanhã a preparação da época, decorrendo a fase de legalização dos contratos dos atletas junto da Direcção Provincial do Trabalho e Instituto Nacional de Segurança Social.

Sem revelar os nomes, fonte da direcção daquele clube anunciou a dispensa de grande parte dos jogadores e a contratação de onze reforços oriundos maioritariamente do Textáfrica e Sporting da Beira, adversários do 1° de Maio na “poule” regional de 2014.

Nélson Chagunda, director executivo do 1° de Maio, disse que a pré-época daquela formação terá lugar na zona centro do país, não estando assegurado qualquer tipo de estágio.

– Não estão previstos estágios, o nosso grande objectivo é a manutenção. Vamos lá para competir e mantermo-nos, somos pioneiros neste tipo de campeonato, talvez vamos complicar aqueles que querem ser campeões. Vamos tentar conquistar os três pontos em cada jogo que realizarmos. Não queremos facilitar a ninguém. Vamos competir de igual para igual.

FERROVIÁRIO DE QUELIMANE

Por sua vez, o Ferroviário de Quelimane tem previsto para o dia 15 de Janeiro o início dos treinos para a época 2015.

A direcção pretende continuar com o treinador Nacir Armando, com o qual já tem acordo verbal nesse sentido, faltando apenas por limar algumas arestas.

Abel Soca, Secretário-geral dos “locomotivas”, disse que “optamos pela continuidade de Nacir que foi um treinador que serviu ao clube. Estamos avançados na coordenação da época. É verdade que há aspectos a acertar mas em princípio continuamos com ele”.

A fonte referiu que está prevista a chegada de novos jogadores, sobretudo porque o plantel do ano passado sofreu uma razia. “Logo que terminou a época fomos remetidos um plano de trabalho, vamos ter reforços, perdemos alguns jogadores de grande nível que deram vida à equipa ano passado, mas não posso adiantar nomes, fomos ao mercado e temos jogadores que vão ajudar”

Apontou a saída do avançado Cosme como uma “grande perda”. “A partir de amanhã teremos a mão na massa. Nossa vontade é ter pré-estágio, mas isso vai exigir recursos. O Moçambola é uma competição séria, gostaríamos de primeiro assegurar a manutenção, que é a palavra de ordem, depois melhorar a posição. Isso vai exigir de nós muito trabalho junto com a equipa técnica e a massa associativa”.

Revelou que o Ferroviário de Quelimane vai jogar no seu próprio campo com relvado sintético inaugurado em finais do ano passado.

– Pelo que vimos o campo está em condições, vamos jogar no nosso campo, agora estamos envolvidos na reabilitação dos balneários que não foram contemplados na colocação da relva, estamos a trabalhar. Nossa vontade é jogar no nosso campo. O campo foi entregue no fim do ano passado, agora devemos aprontar o túnel de acesso e balneários.

ENH mantém treinador

Eurico da Conceição foi confiado pela direcção do ENH Futebol Clube para comandar a equipa no ano de estreia no Campeonato Nacional de Futebol “Moçambola”.

O técnico continuará a ser directamente apoiado por Artur Romão, com o qual trabalhou época passada.

A equipa do ENH Fc de Vilanculos vai cumprir um estágio de pré-temporada na vizinha África do Sul, onde tem programados vários jogos de controlo.

Fonte do clube assegurou ao nosso jornal que já estão contratados perto de 20 atletas para a próxima época e os trabalhos iniciam no dia 12 de Janeiro corrente.

Simango Jr. trabalha em Nacala

O presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), Alberto Simango Jr., trabalhou recentemente na cidade portuária de Nacala, sede dos clubes Desportivo e Ferroviário de Nacala, participantes no “Moçambola” do próximo ano.

Naquele ponto da província de Nampula, Simango Jr. foi inteirar-se das condições do campo da Bela Vista, que vai acolher o “Moçambola”. De resto, o recinto foi a casa do Desportivo de Nacala época passada, havendo este ano necessidade de partilhar com o rival “locomotiva”.

Uma das preocupações da liderança da LMF prende-se com a condição dos balneários, segurança e espaços para dirigentes, delegados e imprensa na tribuna.

Tendo em conta que o Ferroviário de Nacala regressa à maior prova depois de vários anos, Simango Jr. foi transmitir as boas vindas e orientações sobre a necessidade do clube preparar-se devidamente ao nível das exigências da prova.

O nosso jornal apurou que diferentemente do sucedido em 2014, a partir de 2015 as equipas visitantes seguirão directo para Nacala sem necessidade de passar por Nampula, uma vez ter sido inaugurado recentemente o Aeroporto Internacional de Nacala.

É o fim dos camiões superlotados de adeptos do Desportivo viajando dia e noite de Nacala a Nampula e vice-versa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo