1386 atletas/alunos estão concentrados desde sexta-feira passada na Cidade de Xai-Xai, capital provincial de Gaza, para conviver e competir em oito modalidades numa festa que reúne oito modalidades, designadamente andebol, atletismo, basquetebol, futebol, ginástica, voleibol, xadrez e jogos tradicionais.
As competições iniciaram com o futebol, tendo na jornada inaugural Cabo Delgado batido a selecção anfitriã por um a zero. O jogo seguiu-se à cerimônia oficial de abertura dirigida pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi.
O evento termina domingo próximo e decorre sob o lema “Desporto Escolar conservando a natureza”, tendo o rinoceronte, um animal mais procurado pelos caçadores furtivos, como mascote.
A cerimônia de abertura foi marcada pelo desfile das deslocações provinciais e apresentação de ginástica massiva por centenas de crianças, transmitindo uma mensagem de boas-vindas aos visitantes.
Cantaram e encantaram o público que lotou o campo do Ferroviário de Gaza dois músicos naturais da província de Gaza, MR. Bow e Roberto Chitsondso.
Nota a destacar o facto de a organização ter disponibilizado todos os recintos de jogos a tempo dos atletas se familiarizarem com os mesmos antes do arranque das competições.
Durante o festival, estão previstas actividades paralelas às competições, como um passeio ao Parque Nacional do Limpopo, indo ao encontro do lema dos Jogos, a conservação da natureza.Também haverá passeios turísticos e um grupo de alunos que vai dedicar-se a limpeza das praias e um outro a actividades ligadas à agricultura, um dos sectores determinantes da economia nacional.
CHEFE DO ESTADO DESTACA
PROGRESOS NO DESPORTO
O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou os resultados que as diferentes modalidades têm conquistado a nível internacional fruto do trabalho desenvolvido no desporto escolar.
Lembrou que nos Jogos da CPLP de Cabo Verde (2016) ficámos em segundo lugar, a melhor classificação de sempre, e conquistámos 32 medalhas, tendo a maioria dos atletas representantes de Moçambique ter sido selecionada nos Jogos Escolares de 2015, em Pemba.
O Chefe do Estado enumerou várias conquistas recentes que “engrandecem o país no concerto das nações”, nomeadamente:
– O primeiro lugar continental que a patinagem moçambicana ocupou em 2015.
– A conquista da medalha de bronze por Edmilsa Governo nos Jogos Paralímpicos do Rio Janeiro-2016.
– A conquista recente do tricampeonato mundial de salto acrobático.
– A qualificação da Selecção Nacional de Futsal para o Campeonato do Mundo – Colômbia (2016)
– Vitórias alcançadas no Campeonato do Mundo de Tang Soo Do.
– O tricampenato africano de vela.
– O bicampeonato de canoagem.
– A qualificação do Ferroviário da Beira para os quartos-de-final da Liga dos Campeões Africanos e o início positivo dos “Mambas” sobre a Zâmbia nas eliminatórias de qualificação ao CAN 2019.
Filipe Nyusi abordou ainda o significado do lema desta edição dos Jogos Escolares, sublinhando que é pertinente e oportuno, pois o Governo está preocupado com a caca furtiva, e esta é uma oportunidade para passar essa mensagem aos jovens atletas, que devem assumir uma posição protectora do ambiente e da natureza.
– Quem pratica a caça furtiva é também um assassino, pois cada vez que se destrói a natureza se destroem igualmente vidas humanas, destacou o Chefe do Estado.