Início » Veteranos descartam apoio a Cremildo Gonçalves

Veteranos descartam apoio a Cremildo Gonçalves

Por admin

.O académico e gestor desportivo é aposta de um grupo de “senhores do desporto” que são por uma liderança competente e transparente da FMF

Em reunião realizada dia 2 de Abril de 2015, nas instalações do Clube Munhuanense Azar, 18 horas, a Associação de Veteranos de Futebol de Moçambique (AVM) chumbou a candidatura de Cremildo Goncalves para a presidência da Federação Moçambicana de Futebol (FMF).

A AVM esteve representada por Bernardo Honwana (Naldo), presidente, Alfredo Muxanga, Frederico Jane, Lázaro Mathe e Acácio Jaime, este último representante da Inspecção Geral da Juventude e Desporto da Cidade de Maputo.

A nossa fonte disse-nos que viu na mesma reunião Miguel Chau, co-fundador e líder do movimento “Futebol para Futebol”, proponente da candidatura de Arnaldo Salvado, que igualmente terá sido recusada pela associação dos veteranos.

Aliás, o nome de Cremildo Gonçalves terá sido “deliberadamente preterido” a favor de outros pelos seus antigos colegas. Em nada valeu a presença do mandatário do grupo que o quer na presidência da FMF.

Numa carta enviada à Associação dos Veteranos, os “Senhores do Desporto” escrevem dizendo que “reconhecendo as competências que o nosso candidato detêm, e o contributo que o mesmo tem dado ao desporto moçambicano e pode dar ao futebol, em particular, observando o respectivo curriculum vitae, continuaremos a trabalhar no sentido de criar condições para apresentarmos a candidatura do senhor Cremildo Gonçalves para as próximas eleições à presidência da FMF, utilizando os canais apropriados para o efeito.”

Na mesma missiva, lê-se “continuaremos a explorar possibilidades de integrar candidaturas aglutinadoras, visando o estabelecimento de alianças ou coligações, sem que o senhor Cremildo Gonçalves seja necessariamente cabeça de lista, desde que correspondam aos anseios da família de futebol.”

A carta em alusão, em poder do nosso jornal, foi enviada à Associação dos Veteranos com conhecimento do Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, Ministro da Juventude e Desporto, Alberto Nkutumula, Miguel Chau, para além de Tonecas Fidalgo, antigo praticante.

Manuel Chang e António Bié

entre candidatos a candidatos

A lista de candidatos a candidatos à presidência da FMF vai aumentando. Nos últimos dias entraram os nomes de Manuel Chang, antigo ministro das Finanças, e António Bié, recém destituído presidente de direcção do Clube Ferroviário de Maputo.

Chang é tido “candidato ideal” dos veteranos de futebol, embora parte destes prefiram Alberto Simango Jr., enquanto Bié é preferência de gente graúda que quer ver o futebol a contribuir melhor para o desenvolvimento do desporto nacional, em participar, e do país, no geral, o que passa por apostar em pessoas certas para a direcção da FMF.

Os defensores da candidatura de Manuel Chang acreditam que ele saberá como abrir portas para o futebol moçambicano merecer mais apoios financeiros e não só.

E que só ele repelirá aos “patrões” que com os “miúdos” que acabam de terminar suas carreiras pretendem perpetuar a sua influência na condução do futebol, uns para recuperação do protagonismo perdido, outros por interesses cada vez mais pessoais.

Mas há aqueles que defendem que Chang não é figura desportiva e nem de futebol, por isso não encaixa no perfil do próximo presidente da FMF, para além de ser deputado da Assembleia da República, lugar que não trocaria pelo “mundo cão” do futebol.

Os apoiantes de Bié acham-no de uma pessoa sensata, calma, competente, que a desempenhar as funções de presidente da FMF, retornaria o bom ambiente ao futebol, factor importante para a produção de bons resultados que fogem ao país.

António Bié foi vice-presidente do Ferroviário de Nampula quando tinha Filipe Nyusi, actual Presidente da Republica, seu presidente. Ambos foram obreiros do primeiro título de campeão nacional conquistado pelos “locomotivas” de Nampula, em 2004.

Manuel Meque

malembalemba@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana