Início » Vamos trabalhar mais e melhor!

Vamos trabalhar mais e melhor!

Por Idnórcio Muchanga

– Abel Xavier vai à COSAFA com os “Mambas”

Abel Xavier está firme no comando técnico da Selecção Nacional de Futebol “Mambas” e, a partir de amanhã, segunda-feira, orienta a preparação para o Torneio Cosafa, a disputar-se na cidade sul-africana de Durban, de 25 de Maio a 9 de Junho. 

Depois da noite fatal de 23 de Março em Bissau – empate que custou o afastamento do CAN-2019 –, os “Mambas” regressam à competição no próximo domingo diante da Namíbia, no torneio COSAFA.

Porque havia sido anunciado um contrato por objectivos não realizados, sexta-feira passada, o treinador foi acompanhado por Alberto Simango Jr., presidente da FMF, para prestar explicações e esclarecimentos em torno da continuidade da equipa técnica.

O presidente da FMF detalhou que depois de várias auscultações e avaliação interna da própria direcção que encabeça, decidiu-se dar um voto de confiança ao treinador e sua equipa, havendo, inclusive, intenção de renovação do contrato.

Para essa decisão pesou o crescimento competitivo da selecção, os pontos conquistados desde 2015, havendo, por isso, necessidade de dar continuidade ao projecto de evolução do futebol nacional. Foi com as seguintes palavras que Simango Jr. fundamentou a decisão do seu elenco:

“Por opção nossa, Federação Moçambicana de Futebol, não deixámos cair o contrato que sempre nos ligou com Abel Xavier como seleccionador nacional. Fizemos uma avaliação fria, escutámos várias sensibilidades e também na nossa auto-avaliação sentimos que a equipa nacional tem estado a ser muito competitiva e olhando para a classificação, mesmo o nosso adversário que se qualificou, teve o mesmo número de pontos que nós. Não quisemos privilegiar apenas o factor resultado, há questões a ter em conta que têm a ver com a capacidade competitiva da selecção, há melhorias de todas as selecções nacionais e isso tudo pesa para a nossa tomada de decisão.”

EXIGÊNCIA MÁXIMA

Perante jornalistas, Abel Xavier não se escondeu no futuro. Reconheceu o esforço do Governo e da direcção da FMF na criação de condições para Moçambique qualificar-se ao CAN, começando pela criação de condições especiais de preparação da selecção.

Texto de Custódio Mugabe

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana