Início » Vamos discutir com a Zâmbia-João Chissano

Vamos discutir com a Zâmbia-João Chissano

Por admin

Averbada a primeira derrota na campanha de qualificação à fase final do Campeonato Africano das Nações – CAN 2015, João Chissano, seleccionador moçambicano, assume agora que a disputa por um lugar no CAN será exclusivamente com a Zâmbia.

Após a disputa da quarta jornada, Moçambique e Zâmbia estão igualados com cinco pontos, na terceira e quarta posições, respectivamente, atrás de Cabo Verde, já apurado, com nove pontos.

O desafio decisivo entre Moçambique e Zâmbia terá lugar em Maputo entre os dias 14 ou 15 de Novembro próximo, havendo a referir que o vencedor apura-se praticamente à fase final. Depois dessa jornada, na quinta, Moçambique vai fechar a campanha frente ao Níger em casa deste, enquanto a Zâmbia jogará com Cabo Verde.

TUDO OU NADA CONTRA A ZÂMBIA

O regulamento desta fase de qualificação prevê uma espécie de mini-campeonato entre as equipas que eventualmente terminarem igualadas na classificação.

Quer dizer, no caso do grupo de Moçambique, Cabo Verde já está apurado, mesmo que Moçambique e Zâmbia atinjam essa pontuação, o que matematicamente ainda é possível bastando empatar o jogo entre si e ganhar na última jornada.

Aí far-se-ia o tal campeonato a três e Cabo Verde sairia sempre a ganhar, uma vez já ter conseguido seis pontos fruto de duas vitórias sobre Moçambique e Zâmbia (uma cada), enquanto quer Moçambique, quer Zâmbia, já não tem possibilidades de conquistar os tais seis pontos frente aos “Tubarões Azuis”.

O regulamento estabelece que o primeiro critério de desempate são os pontos obtidos entre as três formações e, nessas contas, Cabo Verde já soma seis. Zâmbia e Moçambique podem fazer cinco cada ou um deles fazer sete e o outro quatro.

Dito isto, as contas de apuramento dos “Mambas” e “Chipolopolos” esgotam-se mesmo no embate entre as duas selecções agendado para Maputo, faltando saber se a Federação Moçambicana de Futebol vai indicar à CAF o Estádio Nacional do Zimpeto ou o histórico Estádio da Machava para acolher a final.

De resto, o Seleccionador Nacional de Futebol, João Chissano, já fez as contas e assume categoricamente que sairá do confronto com a Zâmbia o segundo apurado do Grupo F de qualificação ao CAN 2015.

Assim tem de ser porque quarta-feira passada, na cidade da Praia, os “Mambas” não conseguiram travar as investidas da selecção de Cabo Verde, que acabou chegando ao golo nos minutos finais do desafio depois de esbanjar claras oportunidades de abrir o “score”.

Aliás, no final do desafio, João Chissano reconheceu a superioridade da selecção adversária e admitiu que a táctica desenhada falhou porque o meio-campo moçambicano não conseguiu transportar o esférico para o ataque como se projectara.

O que é certo e que a nossa estratégia estava a correr bem até ao intervalo, na segunda parte Cabo Verde pressionou mais, não conseguimos sair com a bola. Perdemos as bolas na primeira etapa de construção do jogo e quando é assim sobrecarrega-se os homens mais recuados. Mesmo assim deram tudo de si e os do meio campo não conseguiram segurar a bola, não foi propositado, estavam muito pressionados, infelizmente sofremos um golo a nove minutos do fim e sentimos que a nossa estratégia podia surtir efeito. Cabo Verde está de parabéns.

Numa partida que Moçambique não contou com os préstimos do seu melhor jogador – Domingues – João Chissano reconhece que tal défice influenciou negativamente na escassez de jogadas de ataque pelo lado dos “Mambas”.

– É verdade que o normal é que faz falta quem cá está, mas um jogador como ele faz falta a qualquer equipa e a qualquer treinador.

Porém, o técnico assume que não foi pela ausência do “playmaker” moçambicano que a equipa foi quase nula no ataque.

– Caíram sobre nós desde o início do jogo porque já vinham com a lição estudada, sentiam-se feridos no seu orgulho, obviamente com a ausência de Domingues sentimos esse défice. Tivemos mais dificuldades na transição defesa-ataque

Agora, resta a Moçambique atacar a Zâmbia e conquistar os três pontos que garantam a qualificação ou, se não ganhar, evitar a derrota para fazer as contas finais na última jornada quando defrontar o Níger e a Zâmbia receber Cabo Verde.

– Esse jogo com a Zâmbia é daqui a um mês, mas já começamos a preparar em termos teóricos como equipa técnica e direção da federação. Em termos práticos só podemos ter jogadores na semana do jogo, infelizmente. É com a Zâmbia que vamos discutir a vaga ao CAN, o tempo que falta é pouco, vai ser um jogo que vai definir quem acompanha Cabo Verde ao CAN.

Custódio Mugabe

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana