Início » UMA RELAÇÃO ÍNTIMA COM O HÓQUEI

UMA RELAÇÃO ÍNTIMA COM O HÓQUEI

Por admin

Familiares, amigos e desportistas despediram-se de Arsénio Esculudes, um momento de dor e consternação, porém, com o consolo de que o seu legado inspire outros jovens a lutarem por Moçambique.

Carlos Sousa “Cazé”,

ex-hoquista adversário de Arsénio Esculudes, e actualmente Vice-ministro da Juventude e Desportos, considera que Moçambique perdeu um dos seus principais filhos no desporto.

– Como jogador e adversário, foi sempre leal e sabia fazer tudo nesta modalidade. Maneja os equipamentos, concertava patins, jogou e treinou bem e ainda formou muitos talentos. Arsénio Esculudes teve uma relação de profunda intimidade com o hóquei em patins.

Para Hermenegildo Gamito, ex-presidente da Federação Moçambicana de Patinagem e amigo do “Mister”, Arsénio Esculudes “foi um grande homem que tive o privilégio de partilhar com ele grandes momentos em campeonatos do Mundo”.

– Arsénio tem dimensão de Herói na área onde trabalhou. Foi um Homem de grande alma, leal, humilde e que soube dirigir Moçambique a enfrentar grandes selecções mundiais, e sempre suas últimas palavras antes destes jogos eram vamos jogar de igual para igual com muito respeito.

Nicolau Manjate dirige actualmente a federação de patinagem e sempre encontrou em Arsénio Esculudes um visionário da modalidade, por isso “ele era incontornável”.

– Muito cedo dedicou-se ao hóquei em patins, orientou a selecção nacional em momentos difíceis e soube manter no Ferroviário um grupo de hoquistas que se tornou imprescindível para o país.

Sublinha que “foi esse espírito de sacrifício e paixão pelo hóquei em patins que transmitiu à família, dai que até hoje seus filhos são indispensáveis na selecção nacional. É demonstração de grande dedicação pelo desporto, por isso aprendemos muito de Arsénio Esculudes”.

Júlio Mungói foi treinador de hóquei em patins e afirma que sempre encontrou em Arsénio Esculudes um conhecedor da modalidade disponível para transmitir conhecimentos e preocupado com a perfeição.

– Como dirigente e treinador construiu equipas muito fortes e contribuiu para Moçambique alcançar resultados muito importantes no Mundo.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana