Política

Magufuli ganha eleições Lowassa recusa derrota

Dos 14.955.783 tanzanianos que foram às urnas no domingo passado, 8.882.935 preferiram o candidato do Chama Cha Mapinduzi, John Pombe Magufuli e 6.072.848, Edward Lowassa, da coligação Ukawa, representando, respectivamente 48,56% e 39,97%, o que obrigou a comissão eleitoral a declarar Magufuli, o legitimo vencedor das quintas eleições daquele país vizinho, desde que abraçou a democracia multipartidária, em 1992.

Edward Lowassa, ex-primeiro ministro, de Jakaya Kikwete, que dirigiu o país durante 10 anos e que não mostrou apetites de continuar no poder através de manobras tendentes a mudar a constituição, terá sido afastado sob a acusação de corrupção, recusa a derrota, pretensamente porque os resultados terão sido falseados.

Lowassa, que ate há cerca de três meses ainda se manteve no CCM, viria a aderir a coligação da oposição (Ukawa) para fazer frente ao partido no qual militou durante perto de 40 anos.

Do ponto de vista global as eleições não foram conclusivas em virtude de na região insular, Zanzibar, terem sido anuladas por comprovadas e insanáveis irregularidades detectadas no processo de apuramento dos resultados, pelo que terão que ser repetidas dentro de pouco tempo.

As eleições consideradas as mais renhidas do que há memória na história multipartidária da Tanzânia, decorreram sob um ambiente classificado de ordeiro e de alto civismo.

Vuvuzelas não fazem vitórias

Contactado depois de conhecida a vitória do John Magufuli, o responsável de informação e propaganda do CCM, no distrito urbano de Magomeni, Harith R. Shomvi, manifestou a sua alegria e disse em resposta a uma questão, colocada a respeito de reservas que o nosso jornal colocara na véspera do dia de eleições:

“ Se as vuvuzelas dessem vitórias, pelo menos em uma vez a Africa do Sul venceria a copa, aquela em que a campeã mundial de futebol foi a Espanha. É o que acontece nas eleições, não é o barulho eleitoral que faz as vitórias. Tal como no vosso país dizem amiúde, as vitórias preparam-se, elas organizam-se”.

Enquanto isso, Ali Kondo que concorria para as municipais de Dar-ES-Salaam, indicado pelas estruturas de base de Magomeni Mapipa Muzimuni, comemorava a sua eleição pela lista da coligação e disse nomeadamente que “ agora é irmos ao trabalho, segundo prometemos aos nossos eleitores”.

Entretanto, com a Presidência da República assegurada, com a vitória de John Pombe Magufuli, resta saber do Chama Cha Mapinduzi (CCM), partido do Governo da Tanzânia, que pelas informações de que dispomos, entretanto sem números oficiais, pode garantir a maioria de dois terços na Assembleia Nacional.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo