Início » UEM distingue Mutola, Altenor e Magalhães

UEM distingue Mutola, Altenor e Magalhães

Por admin

A Universidade Eduardo Mondlane, através da Escola Superior de Ciências de Desporto (ESCIDE), está a preparar uma cerimónia de distinção aos desportistas Maria Lurdes Mutola, Engenheiro Altenor Pereira e José Filipe Magalhães, pelos seus efeitos em prol do desporto nacional.

O Conselho Universitário da UEM aprovou o ano passado as propostas de distinção de Lurdes Mutola como Doutora Honoris Causa em Ciências do Desporto; os campos de futebol situados no Campus Universitário passam a ser designados “Complexo Desportivo Eng. Altenor Pereira”.

Com relação ao antigo maratonista José Filipe Magalhães, ex- colega do falecido António Repinga, actualmente residente em Nampula, está-se a trabalhar desde 2013 para a concretização de sua homenagem, facto que acontecerá com a colaboração do Clube Ferroviário de Maputo e dos jornalistas Renato Caldeira e João de Sousa.

Em 2012, a UEM distinguiu o Prof. Doutor António Prista, em investigação de Ciências de Desporto, com o grau de Armando Caliano da Silva. O acto teve lugar no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na comemoração dos 50 anos do ensino superior em Moçambique.

Também será homenageada a Academia de Taekwondo que em Fevereiro deste ano se sagrou campeã africana.

A nossa fonte, Cremildo Gonçalves, director da ESCIDE, não nos adiantou a data da homenagem a Lurdes Mutola, Altenor Pereira e José Magalhães, mas garantiu que será este ano em uma cerimónia à altura da UEM, a primeira, maior e mais prestigiada universidade de Moçambique.   

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana