Desporto

Trabalhar para ganhar-Alberto Vaquina

O Primeiro – Ministro, Alberto Clementino António Vaquina, disse no lançamento do Atlas Desportivo de Moçambique, dia 20 de Novembro, no Estádio Nacional do Zimpeto, que o Estado moçambicano se congratula com as conquistas de medalhas de ouro, prata e bronze em muitas competições internacionais realizadas este ano.

Porém, exortou para que todos trabalhemos para manter esses níveis ganhos nos próximos eventos regionais, continentais e mundiais.

“Gostaríamos de recordar que o ano desportivo de 2014 trouxe-nos muitas alegrias, avaliar pela participação de Moçambique em muitas competições internacionais, que resultaram na conquista medalhas de ouro, prata e bronze, amealhadas pelos nossos atletas e selecções nacionais, consolidando o nosso prestígio e elevando a nossa auto-estima como moçambicanos”, afirmou o Primeiro – Ministro, que igualmente felicitou a todos desportistas nacionais, seus técnicos e gestores pelos excelentes resultados alcançados.

No entanto, Alberto Vaquina fez questão de sublinhar que “ estas conquistas, se, por um lado nos engrandecem, por outro, aumentam a nossa responsabilidade na manutenção desses níveis ganhos. Por isso temos que trabalhar para as nossas vitórias nas próximas provas e competições internacionais.”

Para que essas vitórias surjam nas próximas competições, o Primeiro – Ministro apela a todos os envolvidos na gestão das selecções nacionais a se empenharem para garantir que as nossas equipas nacionais atinjam os lugares que merecem, ou sejam, os lugares cimeiros em provas internacionais.

Porque o ano de 2014 não somente bons resultados, Alberto Vaquina disse que “ gostaríamos de referir que insucesso registados este ano devem constituir desafios para o alcance de vitórias nas próximas competições.”

 Construir e conservar

 Porém, o Primeiro – Ministro moçambicano sabe que para haver uma boa prática desportiva é preciso que haja infra-estruturas desportivas construídas e bem conservadas, dai tenha dito que apesar de o Governo estar a desenvolver um programa d construção, reabilitação e manutenção de recintos desportivos, ao mesmo tempo que incentiva as entidades privadas a abraçarem este programa, Moçambique ainda carece de infra-estruturas desportivas.

“Apesar das inúmeras realizações a que nos referimos, o nosso país ainda carece de infra-estruturas desportivas, no sentido de que devemos continuar a construi-las de modo a aproxima-las cada vez mais das comunidades, nas escolas e nas zonas rurais”, considera.

Para que essa carência diminuía, o Primeiro-ministro entende que “ a par doutras infra-estruturas prioritárias que temos vindo a construir, as infra-estruturas desportivas sejam igualmente incluídas nos programas e planos dos Governos Provinciais, Distritais e dos municípios. “ E apela apara que “ abandonemos o hábito de empurrar os actuais equipamentos desportivos das suas localizações nobres e próximas das comunidades para ocupar os espaços com construções mais rentáveis.”

Alberto Vaquina define o desporto como “uma actividade rentável e investir na prática desportiva é investir numa sociedade física e mentalmente mais sã.”

 Manuel Meque

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo