Início » Teodoro Waty garante excelência e mais praticantes

Teodoro Waty garante excelência e mais praticantes

Por admin

Teodoro Waty é aposta da continuidade do elenco de Feizal Sidat. Professor universitário, político, advogado e gestor, o candidato quer agora contribuir para elevar a qualidade de futebol praticado em Moçambique, prometendo excelência para construir alegria no futebol.

Apesar de rejeitar o estatuto de candidato da continuidade, Teodoro Andrade Waty é efectivamente aposta do actual elenco dirigido por Feizal Sidat.

Basta dizer que conta no seu elenco com os actuais vice-presidentes, nomeadamente Amir Gafur, António Chambal, Saíde Júnior e Gervásio de Jesus.

Reconhece que não é nenhum guru do futebol. “Venho do Povo, dos espectadores que gostariam de ir aos campos de futebol assistir espectáculos bonitos”.

Para tal, é necessário incutir nas crianças e jovens o vício de praticar futebol. “Só com milhares de jovens talentosos construiremos a alegria no futebol e teremos o futebol que sonhamos”.

E que tipo de futebol sonha o grupo de Teodoro Waty?

– Um futebol que construa a paz, a harmonia e a glória da Nação; um futebol que participe no crescimento da riqueza e da Nação; um futebol que participa na subida de renda dos futebolistas, dos clubes, agentes, patrocinadores e famílias moçambicanas.

No seu programa, estão previstas acções nos domínios da organização, actividade normativa, construção de infra-estruturas, competições, selecções nacionais, sustentabilidade financeira, recursos humanos e formação, trabalho com as Ligas, arbitragem e no âmbito do diálogo e relações institucionais.

IDEIAS DA CANDIDATURA

Organização– Contas auditáveis em todas associações; promover e estruturar o Voluntariado Desportivo e emagrecer a estrutura da FMF.

Competições– realizar torneios interprovinciais e internacionais; rever os quadros competitivos das competições distritais e provinciais e promover anualmente uma gala de futebol.

Selecções nacionais– descoberta e promoção de jovens talentos nos diversos torneios; aposta em centros de excelência para suprir lacunas na formação de jogadores; aprovação de um documento orientador para as selecções nacionais com objectivos, metas, linhas orientadoras, metodologias de trabalho, código de conduta e avaliação de desempenho; ter um seleccionador/treinador principal a tempo inteiro, com objectivos e metas a médio termo.

Sustentabilidade financeira– Aprovar um Plano de Financiamento da FMF que garanta a angariação e a gestão sustentável e transparente dos recursos para a industria do futebol; potenciar a marca FMF e Mambas; acesso aos fundos disponíveis da CAF e FIFA destinados ao futebol, em particular a formação; rentabilizar as infra-estruturas e estimular patrocínios para as equipas vencedoras das competições organizadas pela FMF.

Recursos humanos e formação– estruturar os escalões de formação do futsal em todas provinciais e reformular o quadro competitivo; formação de treinadores, estabelecer parcerias para o apoio a projectos de formação e investigação aplicados ao futebol, nomeadamente para jogadores, técnicos, árbitros, dirigentes e paramédicos; bolsa de estudo para atletas em academias no exterior e recrutamento, formação e promoção de árbitros.

Trabalho com as Ligas– promover um modelo competitivo, sustentável e que garanta a unidade nacional e estimular competições que valorizem o espectáculo futebol.

Arbitragem– arbitragem prestigiada e gerida de forma isenta, rigorosa, transparente, credível, responsável e autónoma.

Diálogo e relações institucionais– descentralizar as assembleias-gerais; realizar reuniões semestrais com todos os filiados ordinários da FMF e institucionalizar a realização duma reunião trimestral com os presidentes de todos os órgãos da FMF.

Não sou candidato

a presidente-boneco

Teodoro Waty nega que seja um candidato-boneco para fazer as vontades e defender interesses de Feizal Sidat, actual presidente. Indagado a respeito, respondeu com um redondo “não”.

– Absolutamente não, não sou boneco, não aceito nem me assumo como boneco. Provavelmente esses que pensaram isso o sejam.

De resto, o candidatotranspira confiança para as eleições de 13 de Agosto próximo. Afirma estar em sintonia com as associações provinciais, prevendo contactar brevemente diferentes agentes de futebol em todo país para divulgar seu programa.

– Não é verdade que sou candidato do elenco da continuidade, o que pode acontecer é que tenha algumas pessoas do actual elenco que são profissionais competentes, são pessoas zelosas e conto com elas para construirmos alegria no futebol.

Indagado sobre o que está a falhar para as selecções nacionais ganharem mais, o candidato referiu ser necessário alargar a base de praticantes para depois selecionar os melhores.

– Não posso ludibriar a população em relação a isso. O nosso esforço será garantir a excelência no futebol. Se através dessa excelência podermos conseguir melhores resultados, é provável. Vamos criar condições claras para ter um máximo de talentos nos bairros, distritos e províncias para que efectivamente tenhamos selecções ganhadoras. Temos poucos valores, uma vez que despoletarmos mais valores teremos muitos Eusébios e Colunas.

Simango Jr. promete

transparência e CAN´s

Alberto Simango Jr. está na corrida à sucessão de Feizal Sidat no cargo de presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF). Perante uma plateia de desportistas, académicos, políticos e empresários, apresentou as linhas principais do seu manifesto eleitoral, destacando os desafios de garantir a verdade desportiva e apurar as selecções nacionais para as competições internacionais.

Antes de mais, o ainda presidente da Liga Moçambicana de Futebol contextualizou a sua candidatura, afirmando que “sou homem de futebol, desde cedo estive ligado ao futebol e confrontado com responsabilidades em todas organizações em que estive ligado”.

– Onde encontrei dificuldades, transformei-as em oportunidades, provando a mim mesmo e às pessoas que comigo trabalhavam e àquelas para as quais servíamos que não havia dificuldade maior capaz de travar a vontade de um homem crente na justiça e honra dos seus ideais.

Aclarou que o seu maior compromisso é com o futebol moçambicano, com a verdade desportiva e transparência na gestão de todos processos do futebol.

– Esta candidatura é um convite para transformarmos o futebol moçambicano em uma indústria financeiramente rentável e que seja motivo de orgulho e alegria para todos. É um convite para que o futebol moçambicano ganhe na região da SADC, se imponha em África e assuma um lugar de distinção à escala mundial.

SELECÇÕES NACIONAIS

Parao candidato, as selecções nacionaisserão a expressão maior de toda gestão da federação. “Lutaremos até à exaustão para ganharmos na África Austral, nos impormos em África e escrevermos o nome do nosso país no Mundo”.

– Para isso, criarei melhores condições de trabalho e premiação de modo que os jogadores se preocupem apenas por honrar os moçambicanos em todos os jogos que disputarem.

Prometeu manter contactos com selecções de diversos países do Mundo para que sempre que houver uma Data-FIFA, o combinado moçambicano realize um jogo.

“Criarei condições para que os “Mambas” lutem pela qualificação a todos os CAN´s e Mundiais”, sublinhou Simango Jr., acrescentando que vai envidar esforços para as selecções dos escalões de formação jogarem regularmente sem necessariamente esperarem pelos jogos de carácter oficial de qualificação aos CAN´s dos Sub-17, Sub-20 ou aos Jogos Africanos e Jogos Olímpicos.

Para manter essas equipas em actividade, mesmo sem jogos internacionais, a FMF vai organizar anualmente torneios para as diferentes selecções dos escalões de formação.

As selecções regionais ou provinciais serão, muitas vezes, chamadas para apresentar o país em jogos contra países vizinhos, que por uma questão geográfica esteja próximo da sua região ou província.

Relativamente à relação com as associações provinciais, Simango Jr. compromete-se a dotá-las de capacidade para captar patrocínios dos mega-projectos que neles actuam ganhando uma musculatura financeira para desenvolver sem sobressaltos as actividades programadas.

Os valores da candidatura

Transparência: o que fizer na FMF será de domínio público.

Desportivismo: Não ganhar a qualquer preço.

Humildade: respeitar a experiência dos antigos atletas e dirigentes.

Honestidade: Colocar em primeiro os interesses do país.

Respeito: a ideia vale mais que a raça, religião, filiação partidária, status social e formação académica de quem a tem.

Conheça algumas prioridades

Verdade Desportiva: Dedicar tempo, energias e inteligência para que o vencedor de qualquer jogo de futebol em Moçambique seja aquele clube que o mereça, de verdade, por ter jogado mais que o seu adversário.

Formação: Para o futebol sénior ter boa qualidade competitiva, atraia o público aos campos e faça com que os patrocinadores apoiem os clubes, é fundamental que quem joga, jogue bem. Os atletas têm que ser bem formados a partir da base. Formaremos com qualidade técnica e psico-pedagógica os técnicos dos escalões de formação, para que possam desenvolver um trabalho com qualidade que nos seniores seja reflectido no bom espectáculo proporcionado aos adeptos. Queremos formar os gestores de futebol para que transformem os clubes hoje em crise, em industrias lucrativas.

Infra-estruturas: trabalhar com os clubes e municípios para a construção de mais campos de futebol.

Cooperação Internacional: incrementar e fortalecer a cooperação internacional ao nível da COSAFA, CPLP, Commonwealth e com os demais países membros da CAF e FIFA, para buscar a sua experiência de modo a transformar o futebol nacional.

Futebol Feminino: usar a força do futebol como veículo para estimular e promover a participação da mulher na esfera social e de decisão.

Futebol de Praia: aliando o turismo ao futebol de praia, promover rapidamente esta versão do futebol convencional aumentando as possibilidades de visibilidade da Bandeira Nacional em eventos internacionais de grande prestígio.

 

Futsal: Encorajar os clubes já existentes e com tradição no futebol e que tenham infra-estruturas para a prática de modalidades de salão para apostarem no futsal.

Custódio Mugabe
custódio.mugabe@yahoo.com.br
Fotos de Inácio Pereira

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana