O Campeonato Nacional de Futebol “Moçambola”, edição 2016, será sorteado na noite do dia 22 de Fevereiro corrente, na Cidade de Maputo, data da realização da Assembleia Geral Ordinária da Liga Moçambicana de Futebol (LMF).
Nessa noite, os clubes vão conhecer a ordem dos jogos bem como as datas de sua disputa, sendo já dado seguro que o campeonato tem data marcada para o dia 12 de Março.
Antes do sorteio, à tarde, os associados da LMF vão reunir-se em Assembleia Geral para apreciar, aprovar e assinar a acta da XX Sessão de Assembleia Geral Ordinária e apreciare aprovar as actas da I e II Sessões da Assembleia Geral Extraordinária.
Será também apresentado e discutido o relatório de actividades e contas da Liga Moçambicana de Futebol de 2015 bem como o plano de actividades e orçamento da LMF para o presente ano.
O Moçambola deste ano estava projectado para arrancar em Fevereiro, mas a necessidade de homologação de alargamento do número de clubes de 14 para 16 pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF) ditou que só a 12 de Março o campeonato arranque.
A FMF agendou a sua Assembleia Geral ordinária para o dia 20 de Fevereiro e essa reunião tem num dos seus pontos de agenda a apreciação e aprovação da proposta de alargamento do número de clubes participantes no campeonato nacional de 14 para 16.
A Assembleia Geral da Liga Moçambicana de Futebol realizada no passado dia 28 de Dezembro aprovou por consenso o aumento de mais dois clubes.
Foi nessa lógica que foram repescadas as equipas do Desportivo de Nacala e 1° de Maio de Quelimane, inicialmente despromovidas e que agora já estão no terreno a preparar-se para a sua participação no campeonato.
O Regulamento de Competições prevê que a decisão de aumento do número de clubes no campeonato deve ser chancelada pelo órgão máximo do futebol em Moçambique, nesse caso a Assembleia Geral da FMF.
Quadros da FMF e LMF estão a trabalhar para harmonizar o calendário de competições do presente ano, sabendo-se que estão previstos jogos da selecção nacional, Taça de Moçambique e Taça da Liga BNI, esta última com carácter oficial a partir desta temporada.
Em princípio, o “Moçambola” 2016 terá a participação de 16 clubes, nomeadamente Ferroviário, Maxaquene, Costa do Sol, Desportivo, Costa do Sol, Liga Desportiva de Maputo e Estrela Vermelha (Maputo), Ferroviário da Beira (Sofala), Clube do Chibuto (Gaza), ENH de Vilankulo (Inhambane), Chingale e União Desportiva do Songo (Tete), Desportivo de Nacala, Ferroviário de Nacala e Ferroviário de Nampula (Nampula) e Desportivo do Niassa (Niassa).