Início » Shafee Sidat inaugura sedes de atletismo em Gaza e Zambézia

Shafee Sidat inaugura sedes de atletismo em Gaza e Zambézia

Por admin

O presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, Shafee Sidat, inaugurou semana passada, nas cidades de Xai-xai e Quelimane, as sedes das associações provínciais de atletismo de Gaza e Zambézia.

 Os actos foram testemunhados pelos directores provinciais da Juventude e Desporto de Gaza, Fernando Pinho, e da Zambézia, Johane Muabsa. O director provincial da Juventude e Desporto de Gaza, Fernando Pinho, disse que o acto representa um marco histórico para a província de Gaza.

Tenho dito que as outras modalidades na província de Gaza deviam seguir o exemplo de atletismo. Para nós, como governo, é estratégico colocar a sede da associação junto da pista. Vamos elaborar um memorando para que A FMA passe a gerir a pista”, disse.

Para o presidente da Associação Provincial de Atletismo de Gaza, Francisco Jaime, o mais importante foi o investimento no desporto.

Estamos com muitas realizações e criamos bases para atletismo. Isto aqui é um impulso. Desde 1975, ano da Independência Nacional, em Gaza nunca tivemos uma sede provincial”, disse.

O director provincial da Juventude e Desportos da Zambézia, Johane Muabsa, disse que ficava com ciúmes quando acompanhava que outras provínciais estavam a ter sedes de atletismo.

Há muito que precisávamos de uma sede como esta. Queremos acreditar que este gabinete vai impulsionar a prática de modalidade na província. Esta é uma casa das associações. Se cada federação montasse uma sede aqui isto seria maravilha”, disse.

 “Se estávamos a 80 porcento, agora passamos para 100 porcento. Queremos uma juventude saudável. Vamos dar o nosso apoio nesta modalidade. O exemplo de atletismo deve ser seguido pelos demais mentores do nosso desporto”,  acrescentou Muabsa.

 SIDAT ESTÁ

A CUMPRI PROMESSAS

O presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, Shafee Sidat, reiterou que a inauguração das sedes provinciais enquadra-se nas promessas feitas durante a campanha.

“Estamos a cumprir a nossa promessa. Esta é a 7ª sede da associação que entregamos. Faltam quatro sedes. O mais importante não são os valores envolvidos, mas sim fazer o bem para o desporto. O produto do atletismo vem das bases. Estamos a levar  o atletismo para os distritos” disse.

Shafee diz que sentiu que o governo provincial apoia a associação e apelou ao presidente da associação para que tire proveito dessa abertura .

O governo é nosso principal parceiro”, sublinhou.

De referir que as sedes ora inauguradas foram apetrechadas com material mobiliário.

Morrumbala correu pela paz

No âmbito da inauguração da sede da associação da Zambézia, o  distrito de Morrumbala, na província da Zambézia, acolheu no último sábado uma légua de atletismo que tinha como objectivo o apelo à paz. A localidade de Sabe, em Morrumbala, tem sido palco de conflito armado entre as Forças de Defesa e Segurança (FDS) e os homens residuais da Renamo.  

A prova contou com a participação de 100 atletas. Os primeiros classificados em masculinos e femininos receberam três mil meticais, bolas e relógios. Os segundos classificados receberam dois mil meticais e os terceiros mil meticais. O vencedor de veteranos recebeu bolas acontecendo o mesmo com o vencedor dos primeiros três classificados em crianças.   

A légua foi organizada pela FMA em parceria com o Vilankulo Futebol Clube.

Manuel Meque
malembalemba@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana