Início » Sede da FMA renovada e equipada

Sede da FMA renovada e equipada

Por admin

A sede da Federação Moçambicana de Atletismo (FMA),  no Parque dos Continuadores, em Maputo, está reabilitada e mobilada, aguardando somente pela sua reinauguração.

O edifício, que já se apresentava obsoleto, a meter água das chuvas pelo tecto e pelas paredes, está completamente renovado e a respirar ar condicionado. Dentro do mesmo estão dispostas fotografias de todos que já foram presidentes de direcção da FMA e algumas figuras relevantes do atletismo nacional, como Lurdes Mutola.

A reabilitação da sede da FMA faz parte das realizações em prol do desenvolvimento de atletismo no país prometidas pelo respectivo presidente de direcção, Shafee Sidat, na campanha que o levou ao cargo. Acontece quando faltam apenas entregar a duas províncias – Cabo Delgado e Nampula – novas sedes das suas associações.

“Estou a cumprir o que prometi no meu manifesto eleitoral e não a fazer campanha para próximo mandato”, tem dito repetidamente Shafee Sidat nas cerimónias de entrega das sedes das associações provinciais de atletismo, que têm sido testemunhadas pelo jornal domingo.

Esta é a primeira vez que um presidente federativo financia a construção ou reabilitação das sedes das associações provinciais, gesto que tem vindo a ser muito elogiado pelos desportistas e governantes.

Shafee Sidat entende que está “a dar um pouco daquilo que consegue ter ao desporto, que tanto precisa de boa vontade de cada moçambicano para sua boa imagem, um atractivo indispensável para as crianças e os jovens aderirem à prática do desporto.”

Para Shafee “ia destoar ver o país com sedes provinciais de atletismo condignas e a sede nacional da modalidade, neste caso da FMA, em estado de abandono e a cair de podridão.” Juntou seu dinheiro com que a própria federação dispunha para tornar a casa nacional do atletismo um lugar digno, que daqui em diante só precisará de boa conservação e manutenção.

“Julgo eu que numa casa destas se pensa melhor sobre o que fazer para o desenvolvimento da modalidade. O próprio atleta quando cá vier se sentirá orgulhoso de fazer parte da família do atletismo e do desporto nacional. Hoje fiz isto como presidente, amanhã, quando cá já não estiver, poderei fazer algo semelhante na qualidade de desportista que sou, sempre na perspectiva de ver o meu país melhor organizado, melhor preparado e bem apetrechado para a causa do desporto”, referiu há dias enquanto visitávamos as obras finais da reabilitação.  

Na parte desportiva, a FMA tem vindo a organizar provas populares de atletismo, vulgo Corridas pela Paz, nos distritos de todas as províncias. As últimas realizaram-se em Maio nos distritos Mandimba e Marrupa, na província do Niassa. Faltam os distritos das províncias de Cabo Delgado,  Nampula, Sofala e Zambézia.  

Dia 25 de Junho a província de Gaza acolhe a segunda Corrida pela Paz, na localidade de  Muzingane, posto administrativo de Chicumbane. A primeira teve lugar na sede distrital de Chibuto.   

Entretanto, a primeira empresa de telefonia móvel de Moçambique, mCel, renovou o patrocínio concedido a FMA com vista a realização de provas de atletismo nos dias em que os municípios do país celebram seus aniversários, isso no âmbito das suas acções de responsabilidade social.

“Nacionais” de atletismo

 de 4 a 9 de Julho no Zimpeto

A pista do Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, acolhe de 4 a 9 de Julho próximo os campeonatos nacionais de atletismo de 2016, em juvenis, juniores e seniores.

A Federação Moçambicana de Atletismo (FMA) assume despesas de transporte, alojamento e alimentação das delegações. Cada província se fará presente no evento com sete membros, sendo seis atletas e um treinador.

Antes dos “Nacionais”, cinco atletas, nomeadamente Curt Couto, Creve, Mamba, Jouado e Salomé, vão participar no Campeonato Africano de seniores em Durban, África do Sul.

Manuel Meque
manuel.meque@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana