Início » SADs podem trazer resultados

SADs podem trazer resultados

Por admin

A bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) na Assembleia da República votou a favor da proposta de Lei de Autorização Legislativa para o Estabelecimento de um novo Regime Jurídico para as Sociedades Anónimas Desportivas.

Fernando Bismarque, deputado e porta-voz daquele grupo, justificou que no entender do MDM este é o caminho a seguir rumo a profissionalização do desporto no país, porquanto, poderá espevitar a formação de mais atletas e a reorganização da estrutura de gestão dos clubes.

Acrescentou que será por essa via que o desporto praticado no país tornar-se-á mais competitivo e rentável para os atletas, tendo em conta que estes representam activo principal para a materialização deste sonho de criação das SADs.

No entanto, aquele partido recomenda ao Governo a produzir um decreto que salvaguarde o património existente nos clubes, “de modo a que este não sirva de garantia bancária para fins inconfessáveis e obscuros de índole pessoal e/ou de grupo ou então para a lavagem de dinheiro”.

– Reconhecendo que a venda do passe do atleta é o principal negócio das SADs, o instrumento a ser elaborado deve garantir que este não saia física e moralmente prejudicado.

Por outro lado, sustenta ainda o MDM, considerando que os sócios fazem parte do património do clube, o futuro decreto deve garantir equilíbrio e uma relação sã entre estes e a SAD, salvaguardando que nos primeiros cinco anos o clube seja sócio maioritário na sociedade.

– Votamos a favor porque somos pelo desenvolvimento desportivo, porque só assim será possível salvar o desporto principalmente o futebol moçambicano da pobreza em que se encontra.

Fernando Bismarque sublinhou que o MDM defende um desporto de alta competição, que deverá reflectir-se finalmente na qualidade das Selecções Nacionais, com destaque para o futebol que há muito deixa a desejar, tendo se tornado numa pêra-doce da região. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana