Início » Resultados de Gert Engels não foram satisfatórios

Resultados de Gert Engels não foram satisfatórios

Por admin

A direcção da Federação Moçambicana de Futebol assume que os resultados alcançados pelo técnico alemão à frente da selecção nacional não foram satisfatórios, daí a perda de confiança no

 técnico.

Em Comunicado de Imprensa divulgado semana finda, a FMF reconhece que chegou a conclusão de que algo deveria ser feito para alterar o cenário o mais urgente possível.

 

A seguir, publicamos na íntegra o Comunicado da FMF:

Em Outubro de 2011, a direcção da Federação Moçambicana de Futebol, após uma pesquisa no mercado nacional e internacional, tomou a decisão de contratar o Senhor Gert Engels para assumir as funções de Seleccionador Nacional de Futebol de Moçambique, respondendo pelas Selecções Nacionais “A” e Sub-23.

O contrato que ligava o Senhor Gert Engels à Federação Moçambicana de Futebol tinha a duração de três anos e com os seguintes objectivos:

A revitalização das Selecções Nacionais “A” e Sub 23

A qualificação para o CAN 2013

A qualificação para o Mundial de 2014

A qualificação para o CAN Interno 2014

A qualificação para o CAN de 2015

Os objectivos acima, mesmo não tendo sido alguns alcançados, não eram determinantes para a rescisão imediata do contrato com o Senhor Gert Engels, porque o objectivo nuclear era a revitalização da selecção que passava pela injecção de novos jogadores na equipa de forma gradual e esse objectivo foi alcançado, apesar de os resultados não terem sido favoráveis durante este período de Outubro de 2011 a Junho de 2013.

Com Gert Engels no comando da Selecção, participamos nos jogos de qualificação para o CAN 2013 realizado na África do Sul, nos jogos de qualificação para o CAN Interno 2014, nos jogos da pré-eliminatória e de qualificação ao Mundial 2014 no Brasil e outros tantos jogos não oficiais a coberto de datas FIFA e outros não.

Reconhecemos que a prestação em termos de resultados finais durante os jogos acima indicados não foi a mais satisfatória, tendo em conta os investimentos avultados efectuados ao nível das prestações da equipa, dos resultados e nem com uma projecção qualitativa em perspectiva para os futuros desafios.

Após o jogo com a Guiné-Conacry em Maputo, a direcção da FMF fez uma avaliação e apreciação do trajecto da Selecção Nacional e da qualidade de futebol que vinha praticando e chegamos a conclusão de que algo deveria ser feito para alterar o cenário o mais urgente possível que se vislumbra sombrio.

Porém, mesmo com essa avaliação nada satisfatória em termos de resultados e, apesar de que a renovação é visível na equipa com jogadores mais novos, a direcção da Federação decidiu dar um voto de confiança ao Seleccionador Nacional e sua equipa para continuar os jogos de qualificação para o Mundial do Brasil e outras competições acima referidas.

Contudo, o resultado do jogo realizado no dia 09 de Janeiro de 2013 em Guiné-Conacry, fez com que a direcção da FMF retirasse o voto de confiança ao Senhor Gert Engels.

Assim na base de acordo mútuo, as partes entenderam por rescisão amigável do contrato de prestação de serviços e sem prejuízo de nenhuma das partes com efeitos imediatos.

Tendo em conta o compromisso da selecção nacional (os Mambas) no próximo dia 16 de Junho contra o Egipto a contar para a 5ª jornada de qualificação ao Mundial 2014, a Direcção decidiu simultaneamente indicar interinamente os senhores João António Chissano e Hélder Carlos Muianga para orientar o jogo acima mencionado.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana