Os golos marcados é ditam vitórias e essa velha lição orienta o trabalho técnico em curso no Costa do Sol.
Arnaldo Salvado perspectiva uma época difícil para as 14 equipas do “Moçambola”, considerando que nas últimas épocas o desnível entre as equipas reduziu substancialmente no interior das quatro linhas.
Considera que a Liga Muçulmana destacou-se nas últimas edições, sempre incomodado pelo “seu” Maxaquene e outros emblemas em ascensão, a exemplo do HCB, Ferroviário da Beira e Clube do Chibuto.
– A Liga Muçulmana tem tido nos últimos anos predominância no futebol nacional, o Maxaquene tentou dar alguma réplica, vimos nos últimos anos a subida ao pódio de alguns clubes, o Chibuto e o HCB deram boa resposta, o Ferroviário da Beira tem estado muito bem. O futebol em Moçambique tem estado nivelado, não há grandes desníveis entre as equipas, mesmo em termos individuais.
Por isso, o treinador argumenta que “prevemos uma época difícil tal como foi o ano passado e o Costa do Sol tem que aprender dos anos anteriores, em que iniciou muito mal os campeonatos, com uma primeira volta muito fraca e depois não consegue ter tempo suficiente para recuperar nas pontas finais, vamos ver se nós aprendemos com esses erros”.
Sobre a forma de actuar dos “canarinhos” esta época, Arnaldo Salvado quer uma equipa ofensiva e pragmática, com alternativas para marcar golos.
– Queremos ter uma equipa mais pragmática e com algumas soluções em termos de ataque, principalmente quando se joga fora luta-se muito, as equipas fecham-se muito e por isso precisamos de alguns jogadores com características diferentes.
Quer dizer, o ataque do Costa do Sol precisa agora de jogadores com disponibilidade física para completar o tecnicismo de Rúben e Manuelito, principais municiadores.
– O Costa do Sol tem jogadores como Paulo, Rúben, Manuelito, com elevada técnica individual, de toque curto, mas que não dão muita objectividade no ataque contra equipas que se fecham muito e isso torna ainda mais difícil chegar aos golos. Vamos precisar de jogadores com características diferentes. Temos que tentar colmatar alguns erros para ter melhor sucesso.