Desporto

Queremos tornar o Clube da Matola sustentável

O  Clube Desportivo da Matola aposta na rentabilização, reabilitação e construção de infra-estruturas de modo a criar alicerces sólidos para atacar a alta competição com pés firmes. Esta é a 

filosofia da colectividade explicada pelo seu  Presidente de Direcção, Martinho Fernandes, na entrevista que nos concedeu na sede do Clube. “A médio prazo estaremos na fina flor do futebol nacional e ao mesmo tempo competiremos nas outras modalidades de salão”, destacou Fernandes.

O Clube Desportivo da Matola, sediado no maior parque industrial do país, com uma população de mais de meio milhão de habitantes, afigura-se o verdadeiro clube dos matolenses. Desde a sua fundação na década 70 sempre preocupou-se por ser um clube verdadeiramente dos residentes da Cidade da Matola.

Este facto ganhou ímpeto sobretudo a partir dos anos 80 quando a Companhia Industrial da Matola tomou as rédeas de direcção  da colectividade, tornando uma agremiação eclética e com um potencial forte nas modalidades de futebol, basquetebol e andebol. É nestas circunstâncias que fez parte do Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo, onde integravam as melhores formações do país dos anos 80.

Depois veio o vento das mudanças operadas a partir da altura em que se introduziram as transformações estruturais da economia, particularmente a partir de 1987. Os clubes não  escaparam às mudanças. No caso vertente do Clube Desportivo da Matola, o seu patrocinador principal, a Companhia Industrial da Matola sofreu esta estruturação, o que implicou o corte orçamental que alocava a colectividade. Daí veio a crise e que consequentemente reflectiu-se na baixa vertiginosa da sua participação desportiva.

Entretanto, volvido algum tempo,  a voz dos matolenses não se fez de rougado. Houve uma ampla mobilização de modo que se encontrassem pessoas que pudessem reerguer o clube. Martinho Fernandes, com uma equipa própria e que se mostrou comprometida  com a causa do clube, lançaram as primeiras sementes em 2010. O seu manifesto eleitoral que tinha como lema: FAZER DO CLUBE CENTRO DE CONVERGÊNCIA DA COMUNIDADE DESPORTIVA MATOLENSE”,  ganhou eco nos sócios da colectividade.

“Como vés o visual da sede do Clube mudou completamente”, rematou Martinho Fernandes e instado a seguir  a responder sobre a actual saúde do clube foi peremptório:

“Estamos a caminhar para o melhor. Temos um plano de actividades que se concentra mais no apetrechamento das nossas infra-estruturas. Mas ao mesmo templo criar bases a nível competitivo nomeadamente nas  modalidades de futebol, basquetebol e andebol”.

Desde já Martinho Fernandes anunciou-nos a contratação do técnico Armandinho que na sua óptica, tem muita experiência no trabalho de promoção dos clubes para o escalão máximo do futebol nacional.

“Ele está connosco para concretizar o que fez nas suas andanças pelo Incomati e Clube do Chibuto. Mas desde já, repito, a ascensão para o Muçambola não faz parte dos planos imediatos do Clube. A prioridade agora são as infra-estruturas”, sublinhou.

É nesta perspectiva, segundo Martinho Fernandes, que se vão iniciar a construção de infra-estruturas na parte adjacente do clube de modo o tornar o clube sustentável. “Vamos contar com apoio do sector empresarial e que se mostrou disponível a apoiar-nos. Tudo está a correr de feição e a breve trecho vamos anunciar a sua concretização. Mas já há garantia”, disse.

Ao mesmo tempo Martinho Fernandes anunciou ainda que está para breve a construção da vedação do campo do futebol, terraplanagem e duma bancada. “É por isso  que nas primeiras jornadas do Campeonato Provincial,  não vamos usar o nosso campo. Mas tudo será feito de modo que até meio da prova,  possamos jogar no nosso campo com mínimas condições da prática da modalidade”, salientou.

O entrevistado apresentou-nos a seguir um plano ambicioso que se vai traduzir pelo arrelvamento do campo. “Já estamos em negociação muito avançadas no sentido de termos o nosso campo relvado até finais de 2013 ou princípios do próximo ano. Como dizia queremos entrar no Moçambique com pés firmes e sólidos”, prometeu Fernandes.

Voltando a área desportiva o entrevistado referiu que para além do futebol que vai movimentar os escalões seniores, juvenis e iniciados, as modalidades de basquetebol e andebol nos escalões de iniciação estão garantidas para a presente época.

“Esta componente desportiva conta com apoio do Conselho Municipal da Cidade da Matola que aloca mensalmente 100 mil meticais ao clube. Este dinheiro serviu felizmente para a reabilitação do campo polivalente da Escola Primária Completa de Bagamoio, onde os miúdos treinam e praticam as modalidades de basquetebol e andebol. A prática destas modalidades conta com apoio dos professores de Educação Física desta escola”, adiantou.

Na mesma esteira de apoio das actividades desportivas do Clube Desportivo da Matola, Martinho Fernandes, anunciou que está para breve a assinatura do contrato programa com o Conselho Municipal da Cidade da Matola. “ Vamos assinar um contrato que se vai traduzir pela entrega do campo polivalente vulgo recreativo situado na Cidade da Matola .  Esse recinto vai ser reabilitado em parceria com o empresariado local e o Instituto Petágoas”, frisou.

De todas as maneiras o futebol, a modalidade das multidões, concentra as atenções da direcção nesta presente em termos desportivos. “Desde já estamos num campeonato muito pesado em termos de deslocações. É mais fácil disputar um campeonato da Cidade do Maputo do que o Provincial do Maputo. Veja que temos deslocações a Mtutuine, Moamba, Ressano Garcia e Manhiça. Mas vamos participar porque nos sentimos da Província de Maputo”, concluiu. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo