Os campeonatos provinciais de futebol estão ao rubro, com alguns favoritos ao apuramento em dificuldades. Do Rovuma ao Maputo está-se a jogar à bola em diversos campos, alguns relvados
outros pelados, com o público a marcar presença assinalável.
Cada província corre para o “Moçambola”, que passa por ter um campeão provincial à altura de ganhar a fase regional de apuramento, vulgo “poule”. Este ano os dois primeiros classificados de cada província apuram-se à fase final.
Aqui trazemos os jogos de hoje em diversas cidades e vilas e o respectivo ordenamento classificativo em função da jornada anterior, sobretudo a classificação dos intervenientes dos jogos desta tarde.
CIDADE DE MAPUTO
A cidade de Maputo agendou para hoje quatro jogos para o acerto da terceira jornada que iniciou ontem, sábado. Trata-se dos jogos Águias Especiais – Vulcano, Ferroviário das Mahotas – Cape Cape, Nova Aliança – Académica e Olympique – Beira Mar.
Atendendo à classificação de cada uma destas formações, espera-se assistir jogos bem disputados onde algumas vão procurar alcançar a sua primeira vitória e outras ainda consolidar a sua linha de vitórias, alimentando desta feita as esperanças de até no final do campeonato estarem posicionadas nos primeiros dois lugares.
A formação do Vulcano ocupa o oitavo lugar com dois pontos, Ferroviário das Mahotas tem quatro pontos e está no quarto lugar, Cape Cape tem três pontos e está na sétima posição, Águias Especiais somam três pontos e estão posicionadas no sexto lugar, Académica tem três pontos e está no quinto lugar, Olympique está no décimo lugar com um ponto e Beira Mar ainda não pontuou e está na penúltima posição. Na última posição está a formação da Nova Aliança.
ZAMBÉZIA
Na Zambézia o líder Palmeiras de Quelimane, 21 pontos, é recebido esta tarde pelo Califórnia de Quelimane, 11 pontos, no campo do Ferroviário, em jogo grande da oitava jornada, antecedido do embate entre Matchedje de Quelimane, 3 pontos, e União Esperança de Morrumbala, 4 pontos. Outros jogos da oitava jornada, a penúltima da primeira volta, realizaram-se ontem.
O “Zambeziano”, como se podia chamar o campeonato provincial de futebol da Zambézia, está sendo disputado normalmente, sem grandes sobressaltos, mesmo que se “murmure” que há clubes levados ao colo pelos árbitros, que por vezes neles encontram amparo em momentos difíceis.
A organização da prova é tida de suficiente, apesar de muitos não compreenderem como foi possível aprovar o campo do Ferroviário de Mocuba, se não é melhor que o da Sagrada Família, em Quelimane, e de Morrumbala, pelo menos no que se refere ao piso do rectângulo de jogos.
Por não ter campo aprovado pela Associação Provincial de Futebol da Zambézia, a União Esperança de Morrumbala vem realizando seus jogos na cidade de Quelimane, num vaivém de cerca de quatrocentos quilómetros terrestres.
Se as obras em curso no campo principal de Morrumbala terminarem a tempo, a União Esperança poderá fazer alguns jogos da segunda volta em casa, diante do seu fervoroso público.
No final da sétima jornada, Palmeiras de Quelimane comandava (e continua) com 21 pontos, seguido de Sporting de Quelimane, 18, Ferroviário de Quelimane, 16, Ferroviário de Mocuba, 11 pontos, Califórnia, 11, Benfica de Quelimane, 7, 1º de Maio, 6 pontos, União Esperança de Morrumbala, 4 pontos, Matchedje de Quelimane, 3, e 3 de Fevereiro, 1 ponto.
CABO DELGADO
O Campeonato Provincial de Futebol de Cabo Delgado está na terceira jornada que termina esta tarde com o líder 17 de Maio de Pemba (PRM), 6 pontos, a defrontar Paróquia de Mueda, 1 ponto.
O Ferroviário de Pemba, 3 pontos, mede forças em casa com o Desportivo de Ibo, 4 pontos.
Devido à escassez de campos na capital provincial de Cabo Delgado, todas partidas têm lugar no campo do Complexo Desportivo de Pemba, com o primeiro jogo a começar às 13:00 horas.
A partida entre o Desportivo de Mueda e Associação Desportiva de Pemba, que teria lugar em Mueda, foi adiada para uma data a anunciar devido às obras de vedação que estão em curso no campo de futebol daquele distrito.
O presidente da Associação Provincial de Futebol de Cabo Delgado, Estêvão Aquica, garantiu que tais obras estão numa fase adiantada podendo o recinto começar a ser usado próxima semana.
MAPUTO PROVÍNCIA
A província de Maputo termina a oitava jornada esta tarde com um grande jogo na agenda, que opõe o comandante FC MG, 19 pontos, do carismático Incomati de Xinavane, 17 pontos.
Porque Incomáti quer voltar ao Moçambola e MG estrear-se, este jogo vai deixar história na Vila de Xinavane, naquele campo onde já sucumbiram as mais cotadas equipas de futebol do nosso país, num chão sempre esverdeado. A liderança de MG pode ser posta em causa.
Outro jogo do “provincial” de Maputo de hoje coloca frente-a-frente as formações de Manhiça, zero ponto, Maragra, 13 pontos. Não fosse o futebol desporto de resultados imprevisíveis, diríamos que dada a diferença pontual de 13 pontos quem vai ganhar este jogo é Maragra.
Por vezes uma equipa perdedora bate até a um campeão ou a um comandante da prova, pelo que tudo é possível hoje na Manhiça.
No fim da sétima jornada, FC MG lidera a classificação com 19 pontos seguido de Incomati 17, Maragra 13, Desportivo da Matola 13, Ntumbuluco 12, Khongolote7, FC Infulene 7, Escola Prática 5, FC Juba 3, Manhiça 0.
NAMPULA
O Campeonato Provincial de Futebol de Nampula, vulgo Nmpulense, encerra esta tarde a 6ª jornada com a Associação Desportiva da Ilha de Moçambique a receber o Benfica de Nampula.
Os ilhéus estão posicionados em 5º lugar, 3 pontos, enquanto os “encarnados” de Abdul Hanane estão na sexta posição, 2 pontos, com a particularidade de nunca terem vencido, tendo apenas empatado por duas vezes.
Após a realização da quinta jornada, o Ferroviário de Nacala se destacava no topo com 11 pontos, seguido de Benfica de Monapo, 8 pontos, Sporting de Nampula, 7, Sporting de Monapo, 6, Associação Desportiva da Ilha de Moçambique, 3, Benfica de Nampula, 2, Angoche Clube de Desportos, 2 pontos.
INHAMBANE
O campeonato provincial de futebol de Inhambane realiza oês últimos jogos da terceira jornada, com a formação do Ferroviário da capital provincial à frente com 6 pontos, a deslocar-se hoje à cidade da Maxixe para defrontar a Associação Desportiva local (ADM), 4 pontos. Trata-se de despique envolvendo o primeiro e o terceiro classificado.
Os locomotivas de Inhambane ganharam os dois jogos que já efectivaram, pelo que jogam hoje na Maxixe com a moral muito elevada, prontos para complicar os donos de casa. ADM venceu um jogo e empatou noutro. Os dois se conhecem muito bem, motivo para protagonizarem um bom espectáculo.
Outras partidas agendadas para esta tarde são Quissico FC – Liga Muçulmana, em Zavala; Desportivo de Inharrime- Comércio de Massinga.
Quissico soma zero pontos, Liga Muçulmana tem um ponto e Comercio de Massinga três pontos.
MANICA
O Textáfrica de Chimoio e Gold Star, 2º e 3º classificados, respectivamente, protagonizam esta tarde uma partida no campo da Soalpo onde todos vão procurar não perder para manter as posições que ocupam actualmente. Espera-se assistir uma partida muito emotiva para os adeptos de ambas colectividades.
O Textáfrica de Chimoio ainda sonha alcançar a primeira posição do campeonato, caso não, manter o segundo lugar de forma a conseguir a vaga da “poule” de apuramento para o próximo Moçambola.
Por sua vez, o líder até esta jornada, Chimoio FC viaja a Manica onde vai defrontar no campo municipal local, o 4º classificado, Leões de Vumba.