Início » Prioritário reabilitar a Piscina Olímpica

Prioritário reabilitar a Piscina Olímpica

Por admin

A Piscina Olímpica do Zimpeto é a infra-estrutura que se segue na agenda de reabilitação de infra-estruturas construídas e ou  melhoradas

no quadro da realização dos X Jogos Africanos Maputo 2011.

Desde Abril passado que a piscina do Zimpeto não acolhe qualquer competição, facto que precipitou a avaria das máquinas que garantem o funcionamento da infra-estrutura.

A água está turva e a informação oficial indica que Moçambique não possui técnicos capacitados para lidar com a máquina.

Os homens que trabalharam na montagem e gestão do equipamento durante e pouco depois dos Jogos Africanos regressaram às suas origens e o Ministério da Juventude e Desportos ainda não tem solução para o problema.

Todavia, o ministro do sector, Fernando Sumbana Jr., indicou que “é preciso uma intervenção rápida para melhorar o estado da água. Não temos empresas capacitadas para dar o devido tratamento a uma piscina que requer meios tecnológicos avançados. Nem na África do Sul há empresas com capacidade. Vamos precisar de ter pessoal treinado que garanta uma boa gestão da piscina”.

Sublinhou que serão dados passos para repor a ordem no Zimpeto, pois, como Governo, “não vamos ficar parados. A grande prioridade é para a piscina olímpica que não está a ser usada. Achamos que é um grande desperdício. Queremos ver a piscina a funcionar. Parece que é uma questão de tecnologia quando a empresa que fez o trabalho chegar estou certo que há-de pôr a piscina a funcionar. Porque é uma parte electrónica, é só uma questão de accionar”.

Na piscina já surgiram igualmente deficiências no sistema de tubagem, os quais, garante Sumbana Jr., serão reparados com brevidade”.

– Outros pequenos problemas da tubagem serão reparados. O importante é que agarremos este monstro e criemos condições para que seja útil à sociedade e que as pessoas sintam que valeu a pena. Este empreendimento não foi projectado apenas para os Jogos Africanos, que foram muito importantes para a visibilidade do país a nível mundial, frisou o governante.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana