Início » Primeiro ginásio ao ar livre já funciona na cidade de Tete

Primeiro ginásio ao ar livre já funciona na cidade de Tete

Por admin

O primeiro ginásio ao ar livre da República de Moçambique já está em funcionamento da Cidade de Tete, depois de inaugurado dia 22 de Setembro pelo ministro da Juventude e Desporto, Fernando Sumbana Jr., na presença do edil César de Carvalho e do director geral do Instituto Nacional do Desporto (INADE), António Munguambe.

A infra-estrutura desportiva aberta no município de Tete está enquadrada no projecto Governamental de construção no país de “Ginásios ao Ar Livre”, que são o mais recente conceito de circuitos de manutenção física, onde pessoas de várias faixas etárias podem exercitar-se sem qualquer custo, em plena harmonia com a natureza e num ambiente social enriquecedor.

A ideia da criação de ginásios ao ar livre é do INADE, que numa primeira fase conta com a parceria da LACATONI e Electricidade de Moçambique. O projecto tem um forte cariz social, visando associar o desporto à saúde para desenvolvimento da comunidade.

O interesse das pessoas em melhorar a sua qualidade de vida através da prática regular de exercícios físicos e deporto ficou vincado logo após a inauguração do Ginásio ao Ar Livre de Tete, com os munícipes tetenses a se atirarem às nove maquinetas ai montadas.

Ginásio ao ar livre tem uma forte componente de marketing social, por visar satisfazer necessidades pouco atendidas actualmente. Faz reduzir os custos dos sistemas de saúde, aumenta a produtividade e melhora o ambiente físico social.

Os promotores do projecto Ginásios ao Ar Livre defendem que “os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de, pelo menos, 30 minutos de actividade física cumulativa moderada, todos os dias. Este nível de actividade pode ser atingido diariamente através de actividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia – a – dia, tais como caminhar para local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos.”

O Ginásio ao ar livre de Tete tem kit constituído por nove equipamentos individuais fixos, de tubo galvanizado e lacado com robustez certificada, tendo cada a descrição e instruções de utilização do exercício respectivo.

As partes móveis da infra-estrutura funcionam com rolamentos, o que facilita o movimento, sendo estes, em caso de necessidade, de fácil substituição e fácil manutenção.

O sistema de fixação é de embutir directo em betão, o que minimiza possíveis actos de vandalismo. Todos os equipamentos possuem certificado de qualidade e têm a assistência especializada da LACATONI seleccionada como parceiro tecnológico do projecto.

O INADE, em parceria com os Concelhos Municipais, pretende pôr à disposição, em espaços públicos pré – seleccionados, um equipamento composto por uma bateria de nove máquinas para exercícios físicos diferenciados para utilização pública a título gratuito.

“É importante praticar desporto, seja qual for a faixa etária” apela o INADE.

Manuel Meque

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana