A um ou dois pontos de se sagrar campeã nacional de 2013, a Liga Muçulmana de Maputo defronta esta tarde, no seu campo, o Matchedje de Maputo, que nas últimas duas jornadas, mesmo já despromovido, bateu dois aflitos, Vilanculo FC e Estrela Vermelha, com a mesma marca de 1 – 0.
Há dias o treinador dos “militares”, Alcides Chambal, em jeito de brincadeira, dizia que “ nós é que não vamos permitir que a Liga festeje o título à nossa custa”.
A três jornadas do fim do campeonato, para a Liga Muçulmana festejar o título hoje, precisa de ganhar ou empatar, caso o HCB também consentir empate esta tarde.
Se a Liga empatar hoje com os “militares” e perder os próximos jogos ficará empatada a 49 pontos com HCB, caso este ganhe os três jogos restantes. Assim, será campeão nacional o HCB, porque terá ganho o jogo entre ambos da segunda volta, depois de na primeira terem empatado a zero bola. É por isso que a liga deve no mínimo conseguir dois pontos nos três jogos restantes para se afirmar campeão de 2013.
Apita o jogo dos “militares” e muçulmanos, Luís Jumisse, auxiliado por Teófilo Mungoi, Carlos Guambe e Farisse Chirindza.
O ainda candidato ao título, HCB de Songo, 40 pontos, joga na Beira diante do aflito Estrela Vermelha, 26 pontos. Trata-se de um jogo difícil para ambas equipas, já que o visitante quer ganhar para ser campeão e o visitado quer o mesmo para continuar a fugir da despromoção. Na primeira volta empataram a uma bola. Apita este embate Felisberto Timane, coadjuvado por Salomão José Filipe e José Mhula.
Jogo calmo, mas que pode ser renhido, é o que vai ter lugar no Estádio 25 de Junho, em Nampula, entre o Desportivo de Nacala, 33 pontos, e o Costa do Sol, 35 pontos. As duas equipas jogam apenas para melhor posicionamento na tabela classificativa. Será ajuizado por Mateus Infante, auxiliado por Nelsa Abílio e Abene Jussa.
Maxaquene, 38 pontos, que já não pode revalidar o título, recebe o Ferroviário da Beira, 38 pontos. Este é jogo luta pelo segundo lugar. Na primeira volta ganhou o Ferroviário por 2-0. O árbitro é Adolfo Chitache, que terá o auxílio de Francisco Machel e Luís Lifanissa.
Tudo em aberto!