Início » O “rei” veio da Beira

O “rei” veio da Beira

Por admin

Chama-se Kdzanai Alberto, o homem mais veloz de Moçambique, que na sexta-feira, 2 de Outubro de 2015, voltou a vencer a prova dos 100 metros, a mais rápida do atletismo, com o tempo de 10.5 segundos. É atleta do Ferroviário da Beira. Tem 22 anos de idade.

Treinado por Justino Daniel, Kdzanai, começou a destacar-se em 2007 ao se tornar campeão nacional dos 100 e 200 metros, em juvenis, o que se repetiu nos anos seguintes, até atingir o escalão de sénior. Em 2011, com estágio em Portugal, participou nos Jogos Africanos de Maputo. E foi atleta revelação do ano. Em 2012, apoderou-se do título de campeão nacional sénior dos 100 e 200 metros. Não foi campeão em 2014 porque se encontrava lesionado.

Nesta prova, em segundo lugar, ficou Filipe Chaimite, do Matchedje, que percorreu a distância em 10.6 segundos. Em terceiro ficou Dinis Mavie, que fez em 10.7 segundos.

Kdzanai é atleta invulgar. Se lhe fosse proporcionado mais e melhores condições de treinamento, melhor acompanhamento técnico, sem menosprezar os ensinamentos de Justino David, e melhor acompanhamento social, talvez pudesse dar muito de si para o país.  

 Sílvia Panguana, do Desportivo de Maputo, foi vencedora dos 100 metros femininos com o tempo de 12.1 segundos. Ofélia Milambo, também do Desportivo, ficou em segundo com 12.3 segundos. O terceiro lugar ficou com Rosa Botão com tempo de 12.7 segundos.

Ainda na sexta-feira houve mais consagração de campeões nacionais. Nos 400 metros planos, Filipe Chaimite, do Matchedje foi o vencedor com tempo de 48.1 segundos. Seguiram-se Edson Deve, da UP, 48.9 segundos e Creve Machava, Ferroviário de Maputo, 49.2 segundos.

Em femininos, Ofélia Milambo foi a vencedora dos 400 metros planos com 57.6 segundos, seguida de Leonor Dimande, do Ferroviário e Maputo, com 59.8 segundos, e Novidade Valói, Matchedje de Maputo, com tempo de um minuto.

Alberto Mamba, da Universidade Pedagógica (UP), sagrou-se campeão dos 1500 metros masculinos, com o tempo de 3.49.7 minutos, seguido de Branquinho Juvenal, UP, 4.5.7 minutos e Leonardo Machava, 4.8.5 minutos.

Em femininos, ganhou Naira Zunguene, Matchedje, com 4. 57.6 minutos. Em segundo ficou Zeferina Marinho, UP, com 5. 12 Minutos. E em terceiro Joana Manhique, do Núcleo do Bagamoyo, com 5.32 minutos.

Nos 10000 metros masculinos, o vencedor foi Juado Horácio, do Núcleo de Lichinga, 30. 38.7 minutos. Tonderai António, de Tete, ficou em segundo, com 30. 56.2 minutos. Telmo Cláudio, do Núcleo de Lichinga, ficou em terceiro com 31.35.9 minutos.

Nos 5000 metros femininos, a vencedora foi Ana Galle do Ferroviário de Maputo com o tempo de 18.54.9 minutos, seguida de Francisca Belita, do Ferroviário da Beira, 21.10.2 minutos.

Em estafetas, masculinos, 4×100 metros, o Ferroviário de Maputo foi o vencedor, seguido de Matchedje e Ferroviário da Beira.

Em femininos, o título foi para Desportivo de Maputo. Ferroviário de Maputo ficou em segundo e o da Beira em terceiro.

Os campeonatos nacionais de atletismo começaram na segunda-feira, 28 de Setembro, e terminaram ontem, sábado. Na próxima edição, contamos apresentar uma reportagem integral do que foram os “Nacionais” de atletismo de 2014, com factos e fotos, na qual se ficará a saber de outros campeões nacionais das diversas especialidades que foram disputadas na pista do Estádio Nacional do Zimpeto.

Fotos de Inácio Pereira

Manuel Meque

 

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana