Artes & Letras

Mingas e Elvira Viegas visitam pediatria do HCM

As cantoras moçambicanas, Mingas e Elvira Viegas efectuaram, semana finda, uma visita solidária às crianças internadas na pediatria do Hospital Central de Maputo (HCM), concretamente na enfermaria de malnutrição.

O motivo da visita era de sensibilizar as mães a prestarem maior atenção ao tipo de alimentação que dão as suas crianças nos primeiros anos de vida, com vista a evitar o máximo possível a desnutrição. E também apelar-lhes a usarem sempre nas comidas das crianças os suplementos alimentícios.

As artistas, que mostraram-se felizes em poder visitar aquelas crianças e aconselhar as mães, afirmaram que aquela era uma acção que muito lhes agradava, pois é honroso fazer parte da luta para que a criança seja saudável.

Para elas é dever de todos ajudar àqueles que precisam e é muito triste ver crianças, que normalmente pulam de um lado para o outro, num estado muito avançado da desnutrição, aparentando nalgumas vezes ostentarem idades que têm.

Segundo Elvira Viegas é preciso que as mães dêem aos filhos alimentos saudáveis que contêm vitaminas e minerais. É importante também não deixar a doença agravar-se para poder levar os petizes aos postos de saúde, sem esquecer ainda de cumprir com a orientação médica.

Mingas, visivelmente emocionada disse: “estamos aqui para atender as crianças e dar-lhes conforto e sensibilizar as suas mães a serem mais atentas a quaisquer sinais de doença.

Refira-se que aquela visita foi apoiada por uma Organização Não Governamental (ONG), como pretexto de promover o super bebé. Um pó de vitaminas e minerais que é adicionado à qualquer papa mole ou semi-sólida que o bebé come, para evitar a desnutrição, lançado nos princípios de Fevereiro do corrente ano.

As duas cantoras foram convidadas para serem embaixadoras deste suplemento, com a missão de explicarem às mães a sua importância na prevenção da deficiência de micronutrientes, que chega a ser um grande problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, como Moçambique, onde o abastecimento diversificado de alimentos é limitado.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo