Início » Morreu David Sequerra desportista amigo de Moçambique

Morreu David Sequerra desportista amigo de Moçambique

Por admin

David Sequerra, jornalista e antigo selecionador português de futebol de juniores, morreu, aos 82 anos, no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, vítima de doença prolongada.

Fundador do Clube Nacional de Imprensa Desportiva (CNID), David Sequerra comandou a selecção de futebol de juniores em 1961, quando conquistou o título europeu, numa equipa técnica com José Maria Pedroto.

Natural de Lisboa e residente em Sesimbra, Sequerra formou-se em engenharia, ciências históricas e ciências pedagógicas, tendo iniciado a carreira jornalística no Mundo Desportivo, aos 18 anos.

 

Membro do Comité Olímpico de Portugal (COP) desde 1976, foi secretário-geral do organismo entre 1980 e 1989, tendo estado presente em quatro edições de Jogos Olímpicos, em Roma 1960, como jornalista, Los Angeles 1984 e Seul 1988, como dirigente do COP, e Barcelona 1992.

O Governo de Portugal agraciou-o em 1992 e recebeu a medalha de mérito desportivo concedida em 2012, um ano depois de a FPF ter homenageado os antigos campeões europeus de juniores de 1961, a 4 de junho, durante o intervalo do jogo de qualificação para o Euro 2012 entre Portugal e Noruega (1-0).

David Sequerra foi, em 1961, o primeiro seleccionador português de juniores a chamar dois jogadores moçambicanos para integrar a selecção de Portugal da categoria. Nesse ano foram chamados Nelson Mafambane, do Ferroviário de Maputo, e Rui Rodrigues, que mais tarde viria a jogar na Académica de coimbra e ainda no Sport Lisboa e Benfica ao lado de Eusébio, Zeca, Messias, Matine e Abel.

No jornalismo, sua paixão, Sequerra atingiu o topo da carreira, tendo exercido as funções de director do Mundo Desportivo. Transmitiu, naquela publicação, os seus conhecimentos a jornalistas mais novos, num grupo que integrou o actual director do jornal domingo, Jorge Matine.

Por esta perda irreparável, domingo envia as mais sentidas condolências à família de David Sequerra, em particular, e às comunidades desportiva e jornalística de Portugal, no geral.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana