DestaqueNacional

VÍTIMAS DE TERRORISMO EM CABO DELGADO: Reintegrar deslocados prioridade do momento

– Valige Tauabo, governador provincial, assegura que crianças estão a ser integradas em escolas das aldeias de acolhimento

Em Cabo Delgado não há mãos a medir. Tudo é feito para reintegrar os deslocados vítimas dos ataques terroristas, nos vários distritos. As acções do Governo vão desde o apoio psicossocial até à capacitação em matéria de empreendedorismo. Os beneficiários da capacitação recebem kits de material para o início de actividades. As crianças têm assistência especial por forma a darem continuidade à sua formação e integração em famílias acolhedoras. Neste contexto, foram assistidas 9954 crianças, das quais 6102 são do sexo feminino. A par disso, está em curso a reconstrução de infra-estururas destruídas durante os ataques que afectaram directamente 963.462 pessoas. Em conversa corrida com o governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, ficámos a saber o que está a ser feito para reintegrar as pessoas que se deslocaram das suas zonas de origem.

Como olha para a província, hoje, depois do início dos ataques terroristas em 2017?

De uma maneira geral, Cabo Delgado está a registar melhorias significativas, depois da intervenção da Força Conjunta, do Ruanda e das Forças de Defesa e Segurança, apesar do registo de focos de ataques esporádicos em algumas zonas.

Quantas pessoas foram afectadas pelos ataques?

 Desde o início das acções terroristas estimamos que 963.462 pessoas estejam afectadas directamente.

Quais têm sido as estratégias da província para responder a este cenário? Leia mais…

TEXTO DE FREDERICO JAMISSE
frederico.jamisse@snoticicas.co.mz

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo