Início » Moçambola sem “Melhor Jogador”

Moçambola sem “Melhor Jogador”

Por admin

A edição 2014 do Campeonato Nacional de Futebol (“Moçambola”) não terá “Melhor Jogador” por decisão da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), organizador da maior prova desportiva do país.

Atribuído ao “Playmaker” do Costa do Sol, Rúben, nas épocas 2012 e 2013, o prémio foi cancelado para este ano no início do campeonato, aquando da aprovação do Regulamento de Competições de 2014.

Ao que o domingo apurou, a não atribuição do prémio este ano deve-se fundamentalmente à polémica levantada nos últimos anos, nos quais o papel de eleição do “Melhor Jogador” do campeonato nacional foi confiado aos treinadores dos 14 clubes envolvidos no campeonato.

Aliás, anteriormente, o “Melhor Jogador” era indicado por voto dos jornalistas, mas mesmo nesse cenário levantaram-se suspeitas de beneficiar-se atletas de determinados clubes, sobretudo dos sedeados em Maputo, com prejuízo para aqueles que representam emblemas como HCB do Songo, Ferroviários da Beira e Nampula.

Mas a eleição de Rúben na época transacta pelos treinadores foi mesmo o transbordar do copo, considerando que o jogador esteve muito aquém das suas qualidades e não evoluiu durante muitas jornadas devido a lesão, influenciando, por conseguinte, na paupérrima prestação dos “canarinhos” no campeonato.

Fonte autorizada da LMF disse ontem ao nosso jornal que “para o ano 2014 não estava prevista a eleição do Melhor Jogador e a decisão será mantida até serem definidos critérios claros para a atribuição do prémio. É um assunto que os clubes tomaram conhecimento desde o início do campeonato”.

O “Melhor Jogador do Moçambola” recebia um prémio monetário de 50 mil meticais.

MATEUS INFANTE MELHOR ÁRBITRO

Mateus Infante foi eleito “Árbitro Mais Regular do Moçambola 2014” na combinação de votos da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF) e delegados da LMF.

Aos 45 anos e prestes a terminar a carreira, Mateus Infante recebeu 179 pontos dos delegados da LMF e 92 da CNAF nos onze jogos que evoluiu, totalizando 271, mais um que o segundo classificado, Estevão Matsinhe, com 178 pontos dos delegados e os mesmos 92 de Infante pela CNAF.

É esse ponto de diferença que permite a atribuição do prémio de 100 mil meticais a Mateus Infante, sendo que a terceira e quarta posições foram ocupadas por Arlindo Silvano e Samuel Chirindza, com um total de 268 e 258 pontos, respectivamente.

Actualmente com 45 anos, idade limite indicada pela FIFA para os árbitros, Mateus Infante tem agora de requerer à Federação Moçambicana de Futebol para continuar a apitar jogos, uma vez existir essa prerrogativa de apitar por mais dois anos.

Sem surpresa, o Melhor Marcador do campeonato 2014 é Isac de Carvalho, do Maxaquene, com 13 tentos certeiros em 23 desafios, sendo imediatamente seguido por Jójó, do Desportivo, com onze golos em 25 partidas. Zicco, da Liga Desportiva, foi terceiro também com onze golos em 25 actuações.

Já o Guarda-redes Menos Batido foi Germano, do Ferroviário de Nampula, que sofreu 12 golos em 26 jogos, seguindo Milagre, da Liga Desportiva, com 15 tentos sofridos em 20 jogos. As médias dos dois “keepers” são 0.005 e 0.008, respectivamente.

Tal como Isac de Carvalho, melhor goleador, Germano terá um prémio de 100 mil meticais.

A Liga Desportiva, campeã nacional, vai receber um prémio de 20 mil dólares, troféu e medalhas, enquanto o vice-campeão nacional, Ferroviário de Nampula, terá um prémio de cinco mil dólares e troféu.

Custódio Mugabe

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana